quarta-feira, 27 de junho de 2018

CNJ aponta redução no Número de presas grávidas ou lactantes

Resultado de imagem para presas grávidas
Os dados do Cadastro Nacional de Presas Grávidas ou Lactantes, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), revelaram que de janeiro a maio de 2018, houve uma queda de 38,5% no número de mulheres grávidas ou lactantes, em cumprimento de pena no sistema penal brasileiro.

Em janeiro, 740 grávidas ou lactantes estavam sob custódia do Estado. E em maio esse total foi reduzido para 455, das quais 264 correspondem a grávidas e 191 a lactantes.

As informações coletadas pelos tribunais do Brasil, desde outubro de 2017,  permitem que o Judiciário conheça e acompanhe, continuamente, a situação das mulheres encarceradas.

O sistema foi criado, de forma inédita, no ano passado, por determinação da presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.  A iniciativa tem procurado adequar a atuação do Judiciário à perspectiva de gênero e dar visibilidade a essa questão no sistema prisional.

Para a juíza auxiliar da presidência do CNJ, Andremara dos Santos, a criação do Cadastro tirou da invisibilidade as presas gestantes e as lactantes e os respectivos filhos, não apenas para o Judiciário, como para as outras instituições que integram o sistema de justiça criminal.


Nenhum comentário :

Postar um comentário