terça-feira, 29 de maio de 2018

É lei - Projeto que inclui produtos da cajucultura na merenda é sancionado pelo governo do RN


https://2.bp.blogspot.com/-zVNik3StY-k/WhizPenqibI/AAAAAAABT_0/E9ib-d-SOV467IJDzAPQSKwDbMv-eSEkACLcBGAs/s1600/DSC_2034.jpg
Foto(Arquivo pessoal)


O Governo do Estado sancionou lei que estabelece a inclusão de 5% de produtos derivados da cajucultura na merenda escolar dos alunos da rede estadual de ensino durante o ano letivo. Os alimentos deverão ser adquiridos, prioritariamente, da agricultura familiar, podendo ser de produtor individual, de associação ou de cooperativa. Rico em vitaminas, fibras e nutrientes, o caju vai melhorar os valores nutricionais da alimentação dos estudantes e promover o desenvolvimento local. Apesar de enfrentar alguns desafios, destacando-se a necessidade do aumento da produtividade com uso de tecnologia, a cajucultura no RN é fundamental para o processo produtivo e sustentabilidade do setor rural potiguar.

De acordo com a nova Lei, cabe à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e à Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) promoverem a capacitação dos produtores e suas famílias, na organização da produção e comercialização do produto, podendo ainda firmar convênio com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para tais fins. Segundo dados da própria Embrapa, o RN conta com 92% do seu território situado na região semiárida, possuindo 126.585 hectares de cajueiro, distribuídos em praticamente todas as regiões do Estado, com destaque para as microrregiões de Mossoró, Serra de Santana, Macaíba e Litoral Nordeste.




Nenhum comentário :

Postar um comentário