domingo, 5 de novembro de 2017

Atirador entra em igreja batista nos EUA e mata 26 pessoas com rifle

Suspeito é homem branco vestido de preto. Cidade Sutherland Springs, no Texas, tem pouco mais de 600 habitantes.

Igreja cercada por policiais após tiroteio no Texas (Foto: Nick Wagner/Austin American-Statesman vía AP)

Um tiroteio deixou 26 mortos e 20 feridos neste domingo (5) em uma igreja batista na pequena cidade de Sutherland Springs, no Texas, Estados Unidos. O atirador foi encontrado morto após uma pequena perseguição, mas as autoridades ainda não sabem se ele cometeu suicídio ou foi morto por um morador. O FBI ajuda nas investigações.

"Vinte e seis vidas foram perdidas", disse o governador do estado, Greg Abbott. "Não sabemos se o número vai subir ou não, tudo o que sabemos é que são muitos e essa será uma longa manhã de luto para queles que sofrem". Abbott classificou o ato como o pior tiroteio em massa da história moderna do Texas.
Freeman Martin, porta-voz do Departamento de Segurança Pública do Texas, disse que 23 vítimas morreram dentro da igreja e outras duas do lado de fora e uma durante o transporte para o hospital. Algumas pessoas que estavam dentro da igreja conseguiram escapar.
  • O homem foi visto todo vestido de preto e usando um colete à prova de balas por volta das 11h20 (horário local) em um posto de gasolina.
  • Ele atravessou a rua, saiu do veículo e começou a atirar na igreja.
  • Em seguida ele foi para o lado da igreja atirando, entrou no local e continuou a atirar.
  • Quando ele deixava a igreja, uma pessoa não identificada conseguiu desarmar o atirador e ele fugiu.
  • Outra pessoa da área o perseguiu.
  • O suspeito bateu com seu veículo.
  • Ele foi encontrado morto depois de fugir do local. A polícia ainda não sabe dizer se ele levou um tiro ou atirou em si mesmo durante a perseguição.
  • No carro, foram encontradas outras armas.
  • Ao todo, são 20 feridos, mas não se sabe ainda quantas pessoas acompanhavam o culto.
  • As idades das vítimas variam de 5 a 72 anos de idade.
Ainda segundo Martin, o suspeito é um homem branco "talvez com seus 20 poucos anos". Ele também disse que a pessoa que conseguiu desarmar o atirador não se feriu. As autoridades agora trabalham para identificar as vítimas e notificar as famílias.
Segundo a agência de notícias AP, duas fontes policiais que não quiseram se identificar por conta das investigações em andamento, identificaram o atirador como Devin P. Kelley, de 26 anos. Um dos policiais disse que Kelly vivia nas proximidades de San Antonio e não parece estar associado a grupos terroristas.
Ele disse ainda que foram analisados posts que Kelley pode ter feito em redes sociais antes do ataque de domingo, incluindo um em que uma arma AR-15 é mostrada.
Feridos
De acordo com comunicado divulgado pelo hospital Connally Memorial Medical Center, oito pessoas foram atendidas no local com ferimentos de bala. Quatro delas foram transferidas para o hospital da Univerdade de San Antonio para tratamento sendo uma em estado crítico. Três pacientes foram tratados e liberados e um permance internado no hospital.
Além do Connally Memorial, pelo menos outros dois hospitais da região receberam feridos, mas ainda não há informações sobre o estado de saúde dos pacientes.
Sutherland Springs é uma pequena comunidade do Texas e tem cerca de 640 habitantes.
De acordo com uma testemunha ouvida pela KSAT, afiliada da rede ABC no local, um homem entrou na Igreja Batista e abriu fogo por volta das 11h30 do horário local (15h30, pelo horário de Brasília). Ainda de acordo com a TV, policiais e dos bombeiros chegaram ao local do tiroteio e helicópteros foram ao local para transportar vítimas a hospitais.
Sherry Pomeroy, mulher do pastor Frank Pomeroy da igreja, contou a CNN que a filha deles, de 14 anos, morreu no local durante o tiroteio. Nem Sherry nem o pastor estavam na igreja neste domingo, 5.

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário