segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Quatro ladrões de banco morrem em confronto com as polícias da PB e RN

 Via Tribuna do Norte
As polícias dos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte perseguiram integrantes da quadrilha que explodiu uma agência do Bradesco, na madrugada deste domingo (3), na cidade de Brejo do Cruz-PB. A quadrilha foi cercada na zona rural entre os municípios potiguares de Janduís e Campo Grande, e após intenso tiroteio, quatro criminosos morreram.
Um policial militar da Paraíba foi atingido de raspão no pescoço, foi socorrido para o hospital e em seguida transferido para a cidade de Caicó, interior do Rio Grande do Norte, mas passa bem. Com o bando, a polícia apreendeu um arsenal: fuzis, escopetas calibre 12, pistolas, munições, explosivos, ferramentas e duas caminhonetes, sendo uma Hillux e uma Frontier.
Três dos bandidos mortos no confronto faleceram no local, e o outro chegou a ser socorrido com vida, mas morreu antes de chegar ao hospital. O bando explodiu a agência do Bradesco, no sertão da Paraíba, em ação idêntica àquelas realizadas no Rio Grande do Norte e demais estados do Nordeste, região do país onde mais tem crescido esse tipo de ação criminosa.
De acordo com informações da Polícia Militar da Paraíba, ao menos 15 assaltantes invadiram a agência e detonaram os explosivos. Apesar de explodirem os terminais eletrônicos e destruir a agência, os bandidos fugiram do local sem levar nenhuma quantia em dinheiro.Três pessoas que estavam na praça da cidade foram feitas reféns antes do bando explodir a agência bancária. Eles chegaram à cidade em duas caminhonetes.
As vítimas feitas reféns organizavam as verduras que seriam comercializadas na feira livre deste domingo. Os três reféns foram arrastados pelos integrantes da quadrilha e colocados na frente da agência, como um escudo humano, segundo a PM da Paraíba. A tentativa de explodir o cofre da agência foi frustrada, porque não havia dinheiro. O bando fugiu em direção ao Rio Grande do Norte, mas durante a fuga, efetuaram vários disparos. Os três reféns foram liberados e não tiveram ferimentos. A quadrilha é formada por criminosos do Rio Grande do Norte e os demais integrantes que conseguiram escapar teriam sido identificados. O arsenal apreendido foi levado para a Delegacia de Polícia Civil, em Patu-RN.

O bando tentou escapar do patrulhamento preventivo mudando a forma e o horário de agir, uma vez que durante toda a madrugada, várias viaturas realizaram a Operação Madrugadão na região. O objetvo dos policiais era prender as quadrilhas envolvidas neste tipo de crime. Com a mudança do horário, a PM contou com uma ‘aliada’ a mais para prendê-los: a população. Pessoas que presenciaram o crime e a passagem da quadrilha pelas localidades durante a fuga foram indicando, através de denúncias, a rota utilizada pelos acusados, que foram encontrados em uma fazenda, na divisa das cidades de Janduís e Campo Grande, distante 70 km do município paraibano onde eles estouraram o banco.
Os integrantes da quadrilha, mortos em confronto neste domingo (3), não foram oficialmente identificados, mas as policias dos dois estados já sabem que o bando pode estar por trás de outras ocorrências no Rio Grande do Norte e Paraíba. Com o bando, os policiais apreenderam três fuzis, entre eles um AK-47, três espingardas calibre 12, duas pistolas, vários explosivos, sete coletes e dois carros.
No Rio Grande do Norte, nessa sexta-feira (1/9), a Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor), chegou a um dos esconderijos de uma quadrilha e quatro criminosos foram mortos. O bando estava escondido em uma residência no Residencial Parque dos Flamboyants, bairro Bela Vista, em Macaíba. Na ocasião, três homens e uma mulher morreu após troca de tiros com a equipe da Deicor. No imóvel, os integrantes se faziam passar por cidadãos de bem, após alugarem a casa em meados de agosto. Armas, explosivos, coletes e veículos foram apreendidos.
Entre os mortos, a Deicor afirma que estava um dos líderes dessas quadrilhas responsável por chefiar ações no interior do Rio Grande do Norte. Davi Torres de Souza, o Braddock, teria comandado uma de suas últimas ações na cidade de São Pedro, no dia anterior, a quinta-feira. A Deicor vinha se aproximando da célula da quadrilha de Braddock, nos últimos meses. Há menos de dois meses, chegou a apreender drogas, explosivos e armas pertencentes ao bando de Davi Torres de Souza, numa localidade conhecida como "Baixa da Coruja", município de São Gonçalo do Amarante [Região Metropolitana de Natal].

Nenhum comentário :

Postar um comentário