sábado, 26 de agosto de 2017

INSS: Aposentados por invalidez começam a ser convocados para revisão do benefício

Mais de 22 mil cartas de convocação dos aposentados por invalidez foram enviadas nesta semana. Estão sendo chamados para perícia médica beneficiários com menos de 60 anos e que não passavam por perícia há mais de dois anos. Ficam de fora aqueles segurados com 55 anos ou mais e quem tenham recebido pelo menos 15 anos de benefício. A previsão é que as primeiras revisões de aposentadoria por invalidez comecem em setembro.

As convocações fazem parte do pente-fino realizado pelo governo federal para melhorar a utilização dos recursos públicos. Depois de receber a carta de convocação, o beneficiário deverá entrar em contato para agendar a perícia em até 5 dias corridos, exceto aos domingos, exclusivamente pelo telefone 135. Com a medida, o governo quer garantir que o pagamento dos benefícios seja feito para quem realmente precisa, como destaca o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame.


Quem não entrar em contato com o INSS em até cinco dias após o recebimento da carta terá o benefício suspenso. Depois de 60 dias sem a manifestação, o benefício será cessado. No total, o governo federal irá chamar mais de 1 milhão de segurados da aposentadoria por invalidez. Outros 530 mil beneficiários do auxílio-doença também estão passando pela revisão. A estimativa do governo federal é  economizar mais de 10 bilhões de reais por ano. Até o início de agosto, foram realizadas mais de 210 mil perícias. Oitenta por cento dos benefícios analisados foram cancelados. O que já gerou uma economia estimada em 2 bilhões e 700 milhões de reais ao ano.
Reportagem,  André Luiz Gomes

Nenhum comentário :

Postar um comentário