terça-feira, 28 de março de 2017

Plano Municipal de Saneamento Básico é apresentado ao executivo e legislativo de Lagoa Nova

Na noite desta segunda-feira (27), a equipe técnica da FUNCERN – Fundação de Apoio á Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte, estiveram na sede do poder legislativo de Lagoa Nova, para apresentar aos vereadores, prefeito e auxiliares da administração direta o projeto de saneamento básico do município desenvolvido pela entidade. 
Sergio Pinheiro(Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental),Wagna Dantas(Economista, Especialista em Gestão Ambiental) e Laís Correia ( Pesquisadora de Campo(Licenciada em Geografia, Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente), ambos do quadro da FUNCERN, explicaram a necessidade e a importância desse Plano para o município.
O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa. Depois de estabelecidas as diretrizes para o saneamento básico e fixadas as metas de cobertura e de atendimento com os serviços de água, ele passa a ser a referência de desenvolvimento de cada município, auxiliando no sistema de coleta e tratamento do esgoto doméstico, limpeza urbana, coleta e destinação adequada do lixo, drenagem e destino adequado das águas de chuva.
Segundo Sérgio Pinheiro, o plano é de extrema importância para a cidade, pois ele foi elaborado de forma participativa, onde a população foi o principal protagonista de sua elaboração, onde durante 4 meses foram desenvolvidas diversas reuniões e audiências públicas, das quais  apontadas as necessidades do município. “É um projeto de gestão que apresenta as demandas da população quanto ao saneamento em quatro eixos: esgoto, água, resíduos sólidos e drenagem”, explicou.
Para o presidente da câmara, vereador Antonio de Mariquinha, o plano de saneamento básico do município de Lagoa Nova foi muito bem elaborado e vale salientar que foi a população o principal colaborador de sua concretização. 
“Como legislador e representante do povo estarei comprometido em dar agilidade juntamente com os demais colegas parlamentares nos tramites que gerem o referido plano, no que compete a ação do poder legislativo de nosso município.” concluiu
Lays Correia, Wagner Alves, Sérgio Pinheiro, presidente da câmara Antonio de Mariquinha, Wagna Dantas e vereador Bilouro


Nenhum comentário :

Postar um comentário