sábado, 2 de julho de 2016

Lei de institui o Julho Amarelo no RN


Lei nº 9.969 de 28 de julho de 2015 e  sancionada pelo governador do estado no mesmo período, instituiu o ‘Mês Julho Amarelo’ no calendário oficial do Estado do Rio Grande do Norte com o intuito de conscientizar a população potiguar sobre os danos causados pelas Hepatites Virais (HV) à saúde humana.
No Brasil, as HV mais comuns são as causadas pelos vírus A (HAV), B (HBV), C (HCV) e D (HDV). Existe, ainda, os vírus E (VHE), porém, este é raro no Brasil e ocorre com mais frequência em países africanos e asiáticos. Boa parte da população brasileira é portadora dos vírus B ou C e não têm conhecimentos sobre o problema, correndo o risco destas doenças evoluírem, tornando-se crônicas, e causarem danos mais graves – ao fígado humano – como cirrose hepática e câncer.
De acordo com o doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) Igor Thiago Queiroz que também é infectologista do Hospital Giselda Trigueiro e professor de medicina da Universidade Potiguar (UNP), o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente o tratamento contra estas enfermidades e a chance de cura varia de acordo com o vírus, genótipo ou subtipo, carga viral, grau de fibrose hepática e o medicamento escolhido para o tratamento.

Nenhum comentário :

Postar um comentário