segunda-feira, 11 de julho de 2022

LAGOA NOVA GANHARÁ CENTRO CULTURAL

Marcus Cesar, jornalista, escritor, historiador, palestrante, empresário, apresentador do Programa Performance News na Serrana FM, criador do Centro Cultural de Lagoa Nova

O jornalista Marcus Cesar Cavalcanti, nome de destaque na sociedade potiguar, Presidente da Revista Foco Nordeste, agendou para o próximo dia 23 a inauguração do Centro Cultural “Jornalista Marcus Cesar Cavalcanti” situado em nosso município.

O moderno Centro Cultural, consensualmente denominado de “Jornalista Marcus Cesar Cavalcanti” coloca o município de Lagoa Nova, situado na Região do Seridó Norte-Rio-Grandense, na Rota do Turismo Cultural, dando um novo sentido para alavancar a indústria turística do município que hoje é considerado a capital da Serra de Santana

BREVE HISTÓRIA DE LAGOA NOVA

O povoamento do município verifcou-se nos idos do século XVIII, quando o coronel Cipriano Lopes Galvão em 1755 veio de Igaraçu, Pernambuco, para a região do Seridó, comprando datas de terra na localidade de Totoró, onde manteve uma fazenda de gado fxando residência até sua morte em 1765.

• Em 1777, foi uma época castigada por longas estiagens no sertão seridoense, e os  rebanhos da região foram quase todos dizimados. A senhora Adriana de Holanda e Vasconcelos, viúva de Coronel Cipriano, era uma importante pecuarista.

• Com a seca, faltava alimentos para o gado que se distanciava do Totoró a procura de pasto, subindo a Serra Azul, atual Serra de Sant’Ana. Era preciso campear o gado, o que era feito pelos escravos, sob as ordens de dona Adriana. Seguindo as veredas deixadas pelo gado, os escravos chegaram à beira de uma lagoa, onde encontraram animais pastando no local.

• Com o transcorrer do tempo, pelos arredores, descobriram mais uma lagoa onde pastavam muitos animais. Dai a denominação de “Lagoa Nova”. Ciente
da descoberta, dona Adriana mandou erguer um curral perto da lagoa, para que o gado permanecesse por lá, verifcando que aquelas terras estavam devolutas. Viajou a Natal e requereu a sesmaria de Lagoa Nova, datando em 1793 o registro, conforme o processo de aquisição do 1º Cartório de Currais Novos.

Via Jornalista Liszt Madruga

Nenhum comentário :

Postar um comentário