segunda-feira, 20 de junho de 2022

LAGOA NOVA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA 3ª FEIRA NACIONAL DE CIÊNCIAS

 

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) promoveu nesta quarta-feira (15) evento de lançamento do edital da 3ª Mostra Nacional de Feiras de Ciências com a participação do ministro Paulo Alvim. O lançamento, organizado pela Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência (SEAPC) do MCTI, foi realizado para dar visibilidade ao edital que vai selecionar 40 projetos que participaram de feiras e mostras de ciências em todo o Brasil com financiamento do CNPq/MCTI.

O ministro destacou a importância das feiras de ciências para o futuro do país. “Quando eu falo em feira de ciências, eu me refiro às escolas, ao ensino, às pequenas crianças que convivem no dia a dia pelo contato com o mundo da ciência. A gente precisa dar conhecimento a essas iniciativas que acontecem nas escolas, universidades, onde, formamos os cientistas do amanhã”.

No evento, o professor de História, Isaac Antunes, e o aluno Alex Rosendo, que foram convidados a vir a Brasília por se destacarem em feiras na região do estado do Rio Grande do Norte (RN), deram seus depoimentos sobre o impacto das feiras de ciências na realidade escolar e na vida dos alunos. “No início, conseguimos realizar uma feira com 17 projetos. No outro ano, 28 projetos. Envolvemos 95% dos alunos da escola e a nossa feira foi crescendo em nível regional e nacional. De 2017 para os dias atuais, ganhamos quase 50 prêmios em feiras”, disse o professor.

Alex, que tinha a realidade de uma vida de trabalho braçal na roça e desinteresse na escola, teve sua vida transformada com as feiras de ciências. “Gastamos um real e trinta centavos em um protótipo para tirar água de poços artesianos; um sistema de captação de água. Eu, aluno de zona rural, conheci a universidade e quando eu vi aquilo me encantei. Eu não gostava de estudar. Daquele dia em diante, tudo na minha vida mudou.”

Podem ser inscritos na chamada projetos orientados por professores da educação básica que participaram de feiras de ciências municipais, estaduais ou nacionais. As iniciativas também devem preferencialmente ter sido financiadas por editais do CNPq/MCTI para feiras e mostras científicas entre 2020 e 2022. As inscrições podem ser feitas neste link  e vão até 8 de julho.


O edital é uma realização da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) com patrocínio do MCTI.  A Mostra Nacional de Feiras de Ciências foi criada em 2019 e reúne projetos que foram desenvolvidos por estudantes da educação básica sob orientação de seus professores e que foram apresentados em feiras e mostras científicas fomentados por editais do CNPq/MCTI.

A primeira edição da Mostra aconteceu em julho de 2019, em Campo Grande (MS), e reuniu 50 projetos de vários estados brasileiros. Em 2021, a segunda edição da Mostra contou com 57 projetos e foi realizada de forma virtual em conjunto com a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, com sede em Mossoró (RN).

O lançamento do edital contou com a participação do diretor do Departamento de Promoção e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTI, Daniel Fonseca Lavouras, da secretária de Articulação e Promoção da Ciência do MCTI, Christiane Corrêa e o professor Felipe de Azevedo Silva Ribeiro, coordenador do projeto da Mostra Nacional de Feira de Ciências.

O evento na íntegra está disponível no canal do MCTI no YouTube



FONTE: MCTI

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário