quinta-feira, 23 de junho de 2022

Justiça Eleitoral lança campanha para incentivar participação de mulheres na política


No último dia 21 de junho, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estreou a campanha: Mais Mulheres na Política 2022. A campanha é composta por vídeo, spot e cards que serão veiculados em emissoras de TV e rádio, nas redes sociais da Justiça Eleitoral e no Portal do TSE.

A defesa de mais mulheres na política já foi tema de outras campanhas do Tribunal. Os dados mostram que, se por um lado as mulheres representam 52% da população brasileira, elas ocupam apenas 12% das prefeituras, 15% do Congresso Nacional e não chegam a 4% nos governos estaduais. Para 25 governadores homens eleitos, existe uma única governadora eleita.

As peças da iniciativa do TSE destacam a diferença entre o Brasil real e o Brasil político e finalizam com o slogan da campanha, intitulado: “Mais mulheres na política. A gente pode, o Brasil precisa”. A ação segue até o próximo dia 17 de julho.

Para o presidente do TSE, ministro Edson Fachin, a democracia, para ser plena, tem que apresentar a face feminina. O ministro destacou que além da questão da visibilidade das mulheres, existe também a questão da efetividade das medidas que visam garantir a elas o acesso e a voz nos espaços da vida política do país.

A campanha “Mais Mulheres na Política 2022” também acontece em cumprimento ao artigo 93-A da Lei 9.504 de 1997, que destaca que o TSE deve promover propaganda institucional, em rádio e televisão, destinada a incentivar a participação feminina, dos jovens e da comunidade negra na política, bem como a esclarecer os cidadãos sobre as regras e o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário