quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Denúncia - Cerro Corá perde recursos para a manutenção do Centro Covid

O município de Cerro Corá não consta mais na lista de municípios brasileiros credenciados pelo Ministério da Saúde para receber recursos destinados ao custeio dos Centros Comunitários de Referência para Enfrentamento à Covid-19, o que pode ser conferido na PORTARIA GM/MS Nº 3.978, de 28 de dezembro de 2021. Segundo a referida portaria, foram destinados para o RN R$ 5.240.000,00 reais para os municípios aptos a receberem os recursos.

Cerro Corá também está fora da lista,  como mostra a PORTARIA GM/MS Nº 3.785, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2021, que aprova o repasse dos recurso financeiros de custeio, referentes ao quarto ciclo de monitoramento de 2021 aos Municípios habilitados ao Eixo Estrutura do Programa Nacional de Qualificação da Assistência Farmacêutica (QUALIFAR-SUS). Essa portaria oficializa o repasse de R$ 648.000,00 reais aos municípios do RN aptos a receber esses recursos.

Com isso, as atividades do “Centro de Covid” de Cerro Corá podem ser prejudicadas, uma situação gravíssima, principalmente, num período em que os casos da doença no município parecem estar fora de controle.

Para o vereador cerrocoraense, Santos Capote, a situação é preocupante. “Atualmente Cerro Corá, é um dos municípios com mais casos de covid 19 na região do Seridó, e perder recursos para manutenção do centro de Covid, por não credenciar o município no sistema de informações do ministério da saúde, de fato é um ato lamentável”

A perda de recursos, tanto para o Centro de Covid quanto para a assistência farmacêutica, se dá em virtude da falta do envio de informações por parte da Gestão Municipal para os sistemas de saúde, que só precisam saber quais são os profissionais que compõem a equipe de atendimento desses centros, por exemplo, uma tarefa dos municípios que deve ser cumprida mensalmente em seus sistemas específicos e Cerro Corá, pelo visto, não fez o dever de casa.

A situação é grave e deve ser denunciada. Com o alto risco de transmissão da Covid na comunidade, não se pode arriscar perder um serviço essencial para o rastreio e o combate ao vírus, que ainda assusta e parece estar cada vez mais presente em meio à população!

Acesse os links abaixo e veja a lista de municípios com recursos aprovados.



Fonte: oposição Cerro  Corá

Nenhum comentário :

Postar um comentário