sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Primeira reunião preparatória para o Censo 2022 é realizada na Escola Municipal João XXIII

 

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (29), na Escola Municipal João XXIII, a primeira reunião preparatória para o Censo 2022. Participou do encontro representante do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Secretaria Municipal de Agricultura, Serrana FM, Câmara de Vereadores, Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores e Agricultoras Familiares de Lagoa Nova, e SINTRAF – Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar. O IBGE, responsável pelo Censo 2022, expôs a metodologia e a logística dos trabalhos do recenseamento e solicitou apoio de todos os agentes envolvidos e dos demais presentes para a realização da pesquisa. 

A reunião desta sexta-feira na Escola Municipal João XXIII é a primeira de três encontros, que ocorrem antes de iniciar o Censo 2022. O processo é o mesmo nos 167 municípios do RN. A coleta das informações do Censo 2022 será nos meses de junho, julho e agosto de 2022. Em Lagoa Nova serão contratados 15 profissionais para os seguintes cargos: 1 Agente Censitário Municipal, 1 Agente Censitário Supervisor e 13 Recenseadores através de processo seletivo que abrirá em dezembro deste ano, com as provas previstas para janeiro de 2022. O Censo 2022 estava marcado para ocorrer em 2020. Devido à pandemia, a pesquisa não ocorreu em 2020 e nem em 2021. O coordenador censitário da Subárea de Currais Novos, Tony Medeiros, explicou que é essencial que os lagoanovenses recebam de portas abertas os recenseadores.

A pesquisa leva entre 5  e 10 minutos. Um tempo muito bem investido, levando em consideração que esses minutos de pesquisa rendem políticas públicas que serão aplicadas nos próximos anos”, informa Tony Medeiros.

Números do Censo 2022:

O Censo Demográfico 2022 será a maior operação de recenseamento já organizada no País. Veja, a seguir, algumas informações que dão a dimensão real do tamanho e complexidade da tarefa de realização do Censo 2022.

População:

Mais de 212 milhões de habitantes, aproximadamente 71 milhões de endereços a serem visitados, 5570 municípios.

Pessoal envolvido:

Previsão de mais de 230 mil pessoas contratadas, temporariamente, para os trabalhos de coleta de dados, supervisão, apoio técnico-administrativo e apuração dos resultados.

Estrutura de trabalho:

27 Unidades Estaduais, 560 Agências do IBGE, 6100 Postos de Coleta Municipais e 1450 Coordenações Regionais.

Mapas:

Serão utilizados 5570 mapas municipais, 30.000 mapas de cidades, vilas e localidades e mais de 420 mil arquivos digitais e impressos dos setores censitários para orientar os recenseadores na sua área de trabalho.

Tecnologia:

Operação totalmente informatizada, com a utilização de formulários na WEB e de equipamentos móveis para a coleta de dados, da Internet para o suporte de comunicações e tráfego de dados e de data centers de alto desempenho.

 


Nenhum comentário :

Postar um comentário