terça-feira, 16 de março de 2021

Lagoa Nova - Cemitérios estão sem espaço para sepultamentos

A cidade de Lagoa Nova,  no limiar de não poder ter o direito de proporcionar um lugar de descanso aos seus entes queridos que chegam no fim da vida. Situação que pude  comprovar na manhã desta terça-feira (16/03), quando visitei os três cemitérios localizados na sede do município, cemitérios  que já não possuem espaço físico livre para novas sepulturas. O que pode ter contribuído para que a situação chegasse a este ponto, foi o excesso de registro de sepulturas concedido pelas administrações ao longo dos anos. Situação evitável se tivesse existido gestões comprometidas com uma implementação do uso e ocupação do solo  de forma ordenada, destacando a implementação do sistema de rodízio de covas.

 

Cemitério Padre Cícero


Creio que sua construção iniciou na década de 1930, quando Lagoa Nova, era uma pequena vila pertente a cidade de Currais Novos. Com uma área estimada em 1.000 m², o cemitério Padre Cícero tem por volta de 180 sepulturas. Informações nos cedidas confirma que os primeiros sepultamentos ocorreram por volta de 1940. “O pai da minha mãe morreu em Lagoa Nova, então um pequeno ajuntamento de casas, no ano de 1940, e segundo ela, foi enterrado no hoje cemitério Padre Cícero, quer dizer; essa edificação foi construída antes desse ano, tenho também como referência o fato de que a minha avó materna, que morreu em 1958, está sepultada nesse cemitério”. Relatou-nos Cirineu, lagoanovense que hoje reside em Natal.


Cemitério São Francisco


 Construído há cerca de 30 anos, mas precisamente no início dos anos 90, no conhecido campo dos aveloz, o cemitério São Francisco está localizado no cruzamento das ruas, Manoel Luís de Maria e Nozinho Felipe. Ele possui uma área estimada em 1.500 m² e tem cerca de 280 sepulturas, todas registradas.



Cemitério Santo Expedito


Este cemitério teve a sua construção iniciada no ano de 2006, sendo concluído no ano seguinte. Localizado na Rua Antonio Elesbão, Conjunto Bernardino Bezerra de Melo,  ele possui 3600 m² e tem cerca de 470 sepulturas.


Nenhum comentário :

Postar um comentário