terça-feira, 19 de janeiro de 2021

RN prevê início da vacinação em todo estado para amanhã às 10h; veja distribuição por cidade

 A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte, através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, emitiu nota técnica acerca da vacinação contra a Covid-19 no estado. Além de determinar o quantitativo de doses para cada município, também foi expressa a recomendação para que a campanha de imunização comece às 10h da quarta-feira (20) em todo território potiguar. Nesta terça-feira, o início da vacinação será simbólico.

Entre as prioridades, a nota técnica reforçou que não há, nesse momento, doses suficientes para atender a todos os profissionais de saúde. Assim, a fase 1 de vacinação precisou ser fracionada. "Com a quantidade de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, destacamos que não será possível vacinar de forma imediata o quantitativo total dos trabalhadores de saúde estimados para serem vacinados, assim será necessária uma ordem de priorização desse estrato populacional", explicou a nota

No fracionamento da fase 1, ficaram com a prioridade de imunização as equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação dos grupos elencados para as 39.258 doses; Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos; Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19. Nesse caso, inclusive, há também uma ordem prioritária: Trabalhadores dos hospitais de referência; Trabalhadores dos serviços de urgência e emergência; Trabalhadores dos serviços de Centro de Atendimento Covid-19; e Trabalhadores da atenção primária. Na nota, ficou determinado que os demais trabalhadores da saúde só serão vacinados após todos os profissionais relacionados anteriormente acima já tiverem sido imunizados.

Ainda na nota técnica, ficou determinado que os profissionais de saúde precisam fazer a comprovação de vínculo empregatício para que se possa proceder com a vacinação. Assim, serão aceitos como documentos comprobatórios dos trabalhadores da saúde: Carteira de trabalho que especifique local de trabalho; Contrato de trabalho; Contracheque; Para os trabalhadores terceirizados ainda serão aceitas escalas de trabalho, acompanhadas de declarações advindas das empresas em papel timbrado, que comprove o local de trabalho em um serviço de saúde; Publicação de nomeação em diário oficial e/ou ficha funcional do servidor público.

Distribuição

Na nota técnica, ficou determinado que Natal, Mossoró e Parnamirim serão os municípios com mais doses recebidas, levando-se em consideração a população e pessoal que se enquadra na prioridade 1 para a imunização. Natal receberá 12.235 das 39.251 doses disponíveis no primeiro momento. Mossoró receberá 3.981, enquanto Parnamirim receberá 2.800 doses. Timbaúba dos Batistas será o município com menor quantitativo neste momento, com somente 51 doses.

Nenhum comentário :

Postar um comentário