sábado, 16 de janeiro de 2021

Brasil tem 1.050 novos óbitos por covid-19, diz Ministério da Saúde

 

O Ministério da Saúde informou que ocorreram 1.050 novos óbitos por covid-19 no Brasil, de ontem para hoje. Desde o início da pandemia, no início de 2020, 209.296 pessoas morreram pela doença no país.

Já em relação ao número de casos de covid-19, o Ministério da Saúde registrou novos 61.567 testes positivos. Dessa forma, o número total de pessoas infectadas pelo coronavírus no Brasil é, até agora, de 8.455.059.

Segundo o governo federal, 856.979 pessoas continuam em acompanhamento. Outras 7.388.784 se recuperaram da covid-19.

Decisão sobre vacina

No domingo (17), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) deve tomar uma decisão a respeito da liberação ou não das vacinas CoronaVac e Oxford/AstraZeneca. Caso aprovadas, a primeira deve ser distribuída pelo Instituto Butantan, e a segunda, pela Fiocruz.

Tanto Butantan como Fiocruz entregaram à agência todos os documentos necessários para análise.

O Ministério da Saúde vinha dizendo que, caso a Anvisa viesse a aprovar o uso emergencial das vacinas, uma campanha de imunização contra a covid-19 poderia começar na próxima quarta-feira (20).

Com essa data em vista, o governo federal planejou enviar um avião para buscar doses da vacina de Oxford/AstraZeneca na Índia. Mas o país não liberou a carga e o voo foi cancelado.

Em outra tentativa, o governo federal solicitou que o Instituto Butantan entregasse de forma imediata as doses da CoronaVac que já estão prontas. O pedido foi feito na sexta-feira (15), dias depois do presidente Jair Bolsonaro ironizar a taxa de eficácia da CoronaVac, promovida por seu rival, João Dória.

Nenhum comentário :

Postar um comentário