quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Três jovens seminaristas serão ordenados diáconos transitório em Lagoa Nova

Ronneyvingli Edley Galvão Bezerra

Sábado, dia 26 de dezembro de 2020, na Matriz de São Francisco de Assis em Lagoa Nova/ RN, às 19 horas acontecerá a ordenação diaconal de três jovens seminaristas diocesanos: Andson Gabriel dos Santos Moreira – 25 anos, natural de Currais Novos/RN, Ronneyvingli Edley Galvão Bezerra – 29 anos, natural de Lagoa Nova/RN  e Tiago Leite de Assis, 27 anos, natural de Currais Novos/RN,  receberão pela imposição de mãos do bispo diocesano, Dom Antonio Carlos,  o primeiro grau da ordem, o diaconato transitório.

Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem, em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.

O tema escolhido pelos jovens para a ordenação é “PARA QUE TODOS SEJAM UM” (Jo 17,21).

Os novos diáconos provisórios continuam os estágios enquanto aguardam o Sacramento da Ordem. Andson Gabriel e Tiago Leite na Paróquia de São Sebastião em Parelhas/RN e Ronney na Paróquia de Nossa Senhora do Patrocínio em São Fernando/RN.


Diácono Ronneyvingli  Edley Galvão Bezerra

Filho de Francisco Jona Bezerra e Maria José Galvão, nascido aos 02 de julho de 1991. Natural de Currais Novos, na qual recebeu seus primeiros sacramentos: Batismo(Cel. Mons. Ônio Caldas de Amorim): Penitencia e Eucaristia (Cel. Pe. Ivanoff da Costa Pereira); Crisma (Cel. DOM Delson Pedreira da Cruz). Aos 14 de fevereiro de 2013 foi enviado ao seminário Diocesano Santo Cura d´Ars,pelo padre Rivaldo Pereira Dantas, ingressando na mesma instituição para iniciar seu processo formativo aos 17 de fevereiro de 2013, sendo acolhido pelo reitor Pe, Jerônimo Batista de Araújo. No mesmo ano iniciou seus estudos em filosofia (UERN), concluindo-os no ano de 2016. No ano seguinte, em 2017 foi enviado para Belo Horizonte – MG a fim de iniciar os estudos em teologia. Iniciou os estudos no Instituto de Filosofia e Teologia São Tomás de Aquino (ISTA), mas no segundo semestre de 2017 foi transferido para o Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa (PUC/Minas), onde concluiu os devidos estudos no último 11 de dezembro de 2020. Ao longo de sua história vocacional fez pastoral em algumas paróquias da Diocese de Caicó e da Arquidiocese de Belo Horizonte. Foram elas: Paróquia São Severino Mártir (Timbaúba dos Batistas - 2013); Paroquia de São Sebastião – Parelhas – 2014); Paroquia de N. Sra. De Fátima(Caicó – 2015); Paróquia São José (Carnauba dos Dantas – 2016); Paroquia Santuário N. Sra. Da Conceição dos Pobres (Belo Horizonte 2017-2018); Paróquia Menino Jesus(Belo Horizonte- 2019). Foi admitido às ordens sacras no ano de 2017, recebeu o leitorado em 2019, ocasião na qual se inaugurou a Casa de Formação São João XXIII, em Belo Horizonte /MG, e recebeu o acolitado em 2020 no Santuário do Rosário em Caicó/RN. Escolheu como lema do ministério ordenado: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas 10.33). Em 28 de outubro de 2020, foi nomeado para a paróquia N. Sra. do Patrocínio em  São Fernando /RN.

 

 

 

Nenhum comentário :

Postar um comentário