quarta-feira, 4 de novembro de 2020

Justiça Eleitoral prepara as urnas para Eleições Municipais


Desde a última semana de outubro, a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte iniciou a geração de mídias e preparação das urnas eletrônicas para o primeiro turno das Eleições Municipais de 2020.

No pleito deste ano, devem ser utilizadas 7 mil 676 urnas em todo o estado. A preparação das urnas que serão utilizadas nas eleições de Natal foi concluída no último dia 30 de outubro. 

Segundo o Coordenador de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), Tyronne de Medeiros, esse procedimento impede, por exemplo, que um eleitor vote em uma seção que não seja a dele própria. 

A geração de mídias consiste na instalação dos dados e programas que funcionarão em cada urna eletrônica. Para isso é utilizado um Sistema Gerenciador, que gera as tabelas de candidatos, partidos, coligações, eleitores e as seções de votação. Também são inseridos o sistema de apuração, o de recuperação de dados, de verificação pré e pós eleição e o ajuste de Data e Hora .

Já a preparação das urnas é dividida em quatro etapas, que vão da identificação das urnas até o teste e o posterior lacre e a embalagem para viagem.

Os procedimentos são realizados pelos servidores, em cada uma das 60 Zonas Eleitorais do estado. As zonas eleitorais de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Macaíba realizam os procedimentos no Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE), na capital potiguar, enquanto as outras Zonas fazem o processo nas respectivas sedes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário