quinta-feira, 18 de junho de 2020

Retomada gradual da atividade econômica, no Rio Grande do Norte, é adiada


A governadora Fátima Bezerra anunciou que o Estado do Rio Grande do Norte não atingiu as metas sanitárias para a retomada da economia, conforme publicado no Decreto Estadual número 29.742, de 4 de junho de 2020. Por isso, a previsão para a reabertura gradual das atividades econômicas, foi prorrogada para o dia 24 de junho. A decisão foi anunciada pela governadora, em videoconferência realizada com o setor produtivo, representado pelas entidades do comércio, turismo, indústria e transporte de passageiros.

Conforme acertado, entre governo e as entidades Fecomércio, Fiern, F-CDL e Sebrae, um cronograma foi planejado para reabertura gradual das atividades econômicas. O calendário para a retomada, e os protocolos para funcionamento dos estabelecimentos, serão definidos em portaria, a ser publicada pelo Governo do Estado.

Entre as alegações apresentadas pela equipe do governo para a postergação da retomada da economia, a principal foi o alto poder de transmissão do coronavírus. Apesar de observar desaceleração da taxa, os índices atuais ainda não atingiram o patamar considerado aceitável, inferior a 1, segundo o padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A retomada da economia também é condicionada, pelo decreto, à taxa de ocupação de leitos públicos para tratamento da Covid-19. Na última semana, na região Metropolitana de Natal, e em Guamaré, a taxa foi de 100% de ocupação de leitos públicos; na Região Oeste, foi de 93%; e somente no Seridó ficou abaixo da meta, com 68% de ocupação dos leitos públicos disponíveis.

Nenhum comentário :

Postar um comentário