sábado, 8 de fevereiro de 2020

Netflix revela quais títulos já precisou remover a pedido de governos

The Patriot Act foi um dos títulos censurados (Imagem: Reprodução/THR)
The Patriot Act foi um dos títulos censurados (Imagem: Reprodução/THR)
A Netflix resolveu divulgar, pela primeira vez, dados oficiais sobre os títulos que já precisou remover da sua plataforma a pedido de governos. Em documento, a companhia contou que apenas nove dessas solicitações, que envolvem filmes e um único episódio de uma série, foram cumpridas.
O país que mais fez pedidos à Netflix para a remoção de conteúdo e teve seu desejo cumprido foi Singapura, que resultou na retirada de cinco títulos em 2018 e 2019: A Última Tentação de Cristo, Cozinhando em 4:20, The Legend of 420, Disjointed e até o brasileiro Se Beber, Não Ceie, especial de Natal do Porta dos Fundos. A justificativa do país é o fato de a maconha ser ilegal por lá.
Na Nova Zelândia, em 2015, a Netflix removeu o título The Bridge, apenas por ser classificado no país como "censurável", enquanto no Vietnã, em 2017, as autoridades do local pediram a remoção do filme Nascido para Matar, de Stanley Kubrick, e A Noite dos Mortos-Vivos foi retirado do catálogo da Alemanha.
O mais recente aconteceu na Arábia Saudita, no ano passado, quando a plataforma de streaming retirou um episódio da série Patriot Act with Hasan Minhaj por fazer críticas ao governo do país.

Quase aconteceu no Brasil

No fim do ano passado, com o lançamento do especial de Natal do Porta dos Fundos, a Netflix havia recebido uma notificação do desembargador Benedicto Abicair, da 6° Câmara Cível do Rio de Janeiro, que havia pedido a suspensão do filme na plataforma de streaming, sob a alegação de atacar a "sociedade brasileira, majoritariamente cristã".
A Netflix se defendeu e afirmou apoiar a expressão artística, lutando "para defender esse importante princípio, que é o coração de grandes histórias".
Lembrando que a remoção só acontece no país em que o pedido for emitido pelo governo, quando a Netflix não consegue um acordo e recebe um pedido escrito das autoridades.
Fonte: Netflix

Nenhum comentário :

Postar um comentário