O download anual de aplicativos cresceu 45% nos últimos três anos
As pessoas passaram 3 horas e 40 minutos, em média, utilizando
aplicativos (também conhecidos como apps) em 2019. O índice é 35% maior
do que em 2017. As informações são do principal relatório sobre o tema
no mundo, da consultoria App Annie. A edição de 2020 foi divulgada ontem
(15).
O Brasil ficou na terceira colocação no ranking dos países em termos de tempo gasto em apps, levemente acima da média, com 3 horas e 45 minutos.
O país foi superado pela China, onde as pessoas mexem com esses
programas durante quase 4 horas, e a Indonésia, onde o tempo diário
chegou a 4 horas e 40 minutos. Em seguida, vêm a Coreia do Sul (3h40) e
Índia (3h30).
Na comparação entre 2019 e 2017, a China obteve a maior ampliação
(60%), seguida pela Índia, o Canadá e a França (25%), a Indonésia (20%) e
o Brasil, a Alemanha, Coreia do Sul, o Japão e Reino Unido (15%).
No recorte por idade, a chamada geração Z (nascida entre 1997 e 2012)
passou 3 horas e 46 minutos por app por mês e teve 150 sessões por mês
nos principais aplicativos.
O download anual de aplicativos cresceu 45% nos últimos três anos: saiu de 140 bilhões em 2016 para chegar a quase 204 bilhões em 2019.
No Brasil, esse aumento foi de 40%, atingindo cerca de 5 bi no ano
passado. Entre as nações, o maior aumento no período foi da Índia: 190%.
Tipos
Os apps de finanças foram acessados 1 trilhão de vezes em 2019, um
crescimento de 100% na comparação com 2017. O Brasil também ficou em
terceiro no ranking desse tipo de programa, atrás apenas da Índia e da China.
Mas enquanto alguns países já têm a maioria de acessos em carteiras
virtuais (China e Coreia do Sul), no Brasil e em outros (como Indonésia,
França e Alemanha) as transações digitais são realizadas em sua maioria
por apps de bancos. Os apps mais baixados nessa categoria foram Nubank,
FGTS, Picpay, Caixa e Mercadopago.
O Brasil seguiu na terceira colocação também no ranking do crescimento em tempo gasto em apps de compras, atrás da Índia e Indonésia.
Entre 2018 e 2019, os brasileiros ampliaram em 32% a sua presença
nesse tipo de ferramenta. Os apps mais baixados com essa finalidade
foram Mercadolivre, Americanas, Magazine Luiza, AliExpress e Wish.
A colocação foi mantida também no caso dos apps de entrega de comida.
O número de sessões nesse tipo de ferramenta entre os usuários daqui
foi de 8 bilhões, ficando atrás dos Estados Unidos (10 bi) e da
Indonésia (20 bi).
Nas aplicações voltadas ao entretenimento, o Brasil ficou em 7º lugar no ranking de crescimento entre 2018 e 2019, ainda assim com um índice de 32%.
Entre os locais onde o uso desse tipo de app foi maior estão Índia
(78%), França (60%) e Japão (58%). Os mais baixados dessa modalidade
foram Netflix, Youtube Go, Amazon PrimeVideo, Globoplay e Viki.
Entre as redes sociais, o estudo não divulgou ranking
mundial, mas registrou a força do app chinês Tik Tok. A lista de mais
baixados no Brasil é formada por Whatsapp, Status Saver, Snapchat,
Telegram e Hago.
Investimentos
Já os gastos com aplicativos aumentaram 110%, passando de US$ 55
bilhões para US$ 120 bilhões no mesmo período. Os jogos são responsáveis
por 72% do faturamento. A China aumentou 190% nos últimos três anos,
chegando a acumular 40% do mercado mundial.
Em 2019, foram gastos US$ 190 bilhões em publicidade em dispositivos
móveis. Neste ano, a projeção da consultoria é de que essa movimentação
chegue a US$ 240 bilhões.
Internet das Coisas
O documento destaca o papel dos apps no ambiente interconectado que vem sendo chamado de Internet das Coisas.
Nos Estados Unidos, os apps mais baixados para esse tipo ecossistema
foram os assistentes Alexa e Google Home, o agregador de serviços
audiovisuais Roku, o sistema de videogame Xbox, o sistema de segurança
doméstica Ring e o aplicativo vinculado a um relógio conectado Fitbit.
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