sábado, 24 de novembro de 2018

Todas as inscrições para o Mais Médicos foram preenchidas no RN

Foram abertas 139 vagas em 65 municípios
As 139 vagas do programa Mais Médicos, deixadas pela saída dos médicos cubanos, no Rio Grande do Norte já foram preenchidas. O comunicado foi feito pelo Conselho Regional de Medicina (CREMERN) pela sua página em uma rede social. O estado tinha 142 médicos cubanos atuando na saúde básica em 67 municípios.
“O vínculo através através de bolsa com o programa Mais Médicos não é o ideal, mas é o que existe para interiorizar a assistência dos médicos brasileiros”, destacou a entidade. O Ministério da Saúde abriu edital de inscrições para 8.517 vagas em todo o país e prorrogou até o dia 7 de dezembro o prazo que terminaria amanhã (25).
As 139 vagas para o Rio Grande do Norte estão distribuídas em 65 cidades e são destinadas para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no CRM do Brasil. O salário é de R$ 11.800,00. Os médicos devem iniciar as atividades nos municípios a partir de 3 de dezembro.
Os cubanos deixaram o programa após críticas do presidente eleito, Jair Bolsonaro, que avisou sobre a pretensão de mudar as regras do programa para Cuba. O governo cubano se sentiu ofendido e retirou todos os seus médicos do programa.
Criado em 2013, o Mais Médicos paga uma bolsa-formação a médicos para que eles atendam na atenção básica de regiões carentes. Médicos que se inscrevem individualmente ganham pouco mais de R$11 mil, já os cubanos recebiam menos, pois parte do dinheiro fica com o governo cubano, devido ao modelo de contratação. Os estrangeiros eram convocados porque as vagas para os municípios mais distantes e regiões mais carentes não eram preenchidas pelos brasileiros.

Nenhum comentário :

Postar um comentário