A campanha
de Henrique Meirelles (MDB), ex-ministro da Fazenda e candidato
derrotado à Presidência da República, fez disparos de mensagem em massa
pelo WhatsApp para números de telefone de beneficiários do programa
social Bolsa Família, do governo federal. As informações são do UOL.
Os envios foram feitos durante o primeiro turno das eleições. Os
números de quem recebe o benefício são sigilosos e seu uso, divulgação
ou cessão para outros fins que não os previstos pela legislação, são
ilegais.
Ainda sendo o UOL, a campanha de Meirelles
contratou por R$ 2 milhões a empresa Deep Marketing para cuidar de
parte da campanha na internet incluindo serviços como a construção e
manutenção de um site, a gestão de redes sociais e o envio de mensagens
via WhatsApp do candidato.
A Deep Marketing tem entre seus sócios o empresário Lindolfo Antônio
Alves Neto, que também é dono da Yacows, empresa que presta o serviço de
envio das mensagens via WhatsApp.
A Yacows é investigada pela Polícia
Federal por participar de um esquema de envios de mensagens com
conteúdo anti-PT financiado por empresários favoráveis ao presidente
eleito Jair Bolsonaro (PSL), conforme revelou o jornal Folha de S.Paulo.
A campanha de Meirelles foi a segunda mais cara dentre todos os
presidenciáveis: R$ 45 milhões do bolso do próprio candidato, conforme o
que foi declarado à Justiça Eleitoral.
Procurada, a campanha de Henrique Meirelles afirmou que não contratou
nem teve nenhuma relação comercial com a empresa Yacows e que não
ordenou disparos de mensagens com base de dados comprada. Porém, não
respondeu às perguntas do UOL sobre a natureza dos serviços prestados
pela Deep Marketing . Os diretores responsáveis pelas empresas Deep
Marketing e Yacows não responderam aos pedidos de pronunciamento feitos
pela reportagem.
Responsável pelo programa Bolsa
Família, o MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) afirmou que não
forneceu dados de beneficiários a campanhas eleitorais e desconhece
casos de utilização indevida da base nacional do Cadastro Único.
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