quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Lei proíbe uso de canudos de plástico no RN


Assembleia Legislativa aprovou lei proibindo uso em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares
No Rio Grande do Norte deverá ser proibida a utilização de canudos de plástico em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, hotéis e similares. A Assembleia Legislativa do estado aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei trata dessa proibição e que aguarda agora a sanção do governador Robinson Faria.
Com foco na preservação do meio ambiente e da vida marinha a partir da redução na produção de lixo pela sociedade, a medida prevê, a partir do início de sua vigência, o prazo de 180 dias para que os estabelecimentos se adaptem. Aqueles que não cumprirem o prazo estarão sujeitos a aplicação de multa nos termos do Código de Defesa do Consumidor.
O problema com os canudos está sendo debatido em todo o mundo. Países como a Inglaterra já estão adotando medidas de proibir o uso não apenas dos canudos, mas de outros materiais feitos de plástico. No Brasil, o Rio de Janeiro foi a primeira capital a banir o uso de canudos plásticos.
Em junho passado, a ONU Meio Ambiente realizou um evento no Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio), para conscientizar as pessoas a diminuírem o uso de canudos, sacolas e copos descartáveis. Foram entregues medalhas a escoteiros que assumiram esse desafio junto com suas famílias. No evento, o Grupo Cataratas, gestor do AquaRio e também dos parques nacionais do Corcovado, das Cataratas do Iguaçu, de Fernando de Noronha e das Três Fronteiras, anunciou o início de uma campanha com a meta de reduzir em 80% o plástico utilizado nos locais que administra.
O problema apontado está no mal que o plástico provoca no meio ambiente. O polipropileno e o poliestireno, materiais dos quais geralmente são feitos os canudos, não são biodegradáveis. Uma vez descartados, tendem a ficar no ambiente, desintegrando em pedaços menores, que acabam sendo comidos por animais, provocando então mortes, inclusive no mar. Uma opção que está sendo adotada é substituir o canudo de plástico por canudos de papel.


Nenhum comentário :

Postar um comentário