terça-feira, 18 de setembro de 2018

Dinheiro desviado era sacado na agência bancária da ALRN

O dinheiro desviado no esquema envolvendo servidores fantasmas na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte era sacado em uma agência bancária na sede da Casa Legislativa. As fraudes são investigadas na Operação Canastra Real, deflagrada nesta segunda-feira (17) e que resultou na prisão de seis pessoas e no cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão.
De acordo com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), um bancário que trabalhou na agência existente na ALRN confirmou o esquema. Segundo ele, nos dias de pagamento da Assembleia, o banco aprovisionava mais de um R$ 1 milhão, diante da peculiaridade da agência pagar, por meio de saques, os salários em espécie.

A testemunha disse ao MPRN que Ana Augusta Simas exercia o "controle" sobre o grupo de pessoas investigadas. O somatório dos saques efetuados nas contas dos integrantes do grupo era acondicionado em um envelope e entregue a um deles, provavelmente aquele que era atendido por último e, por vezes, entregue à própria Ana Augusta, que permanecia na agência no momento do atendimento.
Os crimes foram desvendados por meio de quebra de sigilo bancário. Além dos saques com valores idênticos, o material bancário mostrava que os investigados efetuavam saques em sequência, geralmente no mesmo atendimento, sendo que, ao final, o numerário dos vários saques era somado e retirado integralmente.
O MPRN também aponta, na investigação, a divergência entre as assinaturas de alguns titulares de contas bancárias. Algumas dessas rubricas têm consideráveis semelhanças com as de Ana Augusta Simas. Em depoimento ao MPRN, já após a deflagração da Operação, os próprios servidores reconheceram que algumas assinaturas não são deles.

Operação Canastra Real
Segundo o MPRN, o esquema fraudulento foi instalado em 2015 e desviou R$ 2,4 milhões. Além de Ana Augusta Simas, também foram presos temporariamente por participação no esquema: Paulo Henrique Fonseca de Moura, Ivaniecia Varela Lopes, Jorge Roberto da Silva, Jalmir de Souza Silva e Fabiana Carla Bernardina da Silva.

Nenhum comentário :

Postar um comentário