terça-feira, 14 de agosto de 2018

Transmissões para o Estadual 2019. Quem sabe um novo capítulo possa ser escrito

Fonte: Blog do Gringo
 
O inesperado fechamento do canal Esporte Interativo e o leque de incertezas que se abriu para clubes, torcedores, federações e toda a economia do futebol, serviu também para reabrir a discussão em torno do formato de transmissão que se espera para 2019 no Rio Grande do Norte. Mais do que formatos: o que pode ser explorado para a próxima temporada.
Comprovadamente a transmissão por um canal importante como o Esporte Interativo, deu um charme ao velho campeonato estadual. Na outra ponta, tirou público dos estádios com as transmissões dos jogos para a mesma praça. É um fato. Assim como é um fato que a baixa qualidade dos últimos campeonatos também jogou um papel importante neste contexto, mas transmitir em sinal aberto para a mesma praça, sem uma compensação à altura e ainda com horários desconfortáveis, foi o convite que faltava para o torcedor ficar em casa. Tirou rendas importantes dos clubes.

Por outro lado, não se pode atribuir somente ao televisionamento as baixas rendas e públicos. Seria ignorar uma realidade mundial e grande fonte de renda. Não aqui no Rio Grande do Norte, mas pode ser em breve. Porque não?
Hoje, a TV União, pioneira nas transmissões durante uma década, pode se orgulhar de ser a tv mais conectada do RN. Através do aplicativo União Play (que está na Apple Store e Google Play as maiores lojas de apps do mundo) o torcedor assiste futebol no mesmo padrão de Esporte Interativo ou qualquer outro canal. Nos últimos meses, a TV vem inovando transmitindo o InterBairros, sucesso de público na periferia de Natal e com milhares de pessoas nestes bairros assistindo pela internet, além da TV convencional. Registra média de público superior a boa parte do campeonato estadual.
O futebol potiguar pode aproveitar os limões azedos que sobraram com o fechamento do Esporte Interativo e fazer uma limonada refrescante.
Voltar ao formato tradicional: jogos transmitidos de Natal para o interior e vice-versa (no canal aberto) e na internet (através do APP União Play) o Pay Per View com participação para todos (clubes, patrocinadores, empresas e FNF). Os clubes com suas placas para negociar, aproximar novamente o interior da capital e esquentar o clima hoje frio pela distância das transmissões e baixos públicos.
O Campeonato Potiguar pode ter um 2019 diferente se houver união e estratégia para crescer num momento difícil. Basta querer.

Nenhum comentário :

Postar um comentário