quarta-feira, 18 de julho de 2018

Itep/RN suspende emissão de Carteiras de Identidade

O potiguares que precisarem da emissão de carteiras de identidade ficarão sem o serviço nos próximos três dias. O motivo: a falta de cédulas da identidade . De acordo com o diretor de identificação do Instituto Técnico Científico de Polícia do RN (Itep-RN), Josebias Nascimento, a empresa responsável pela fabricação das cédulas está em atraso no envio do material.
Agendamentos para emissão de RGs no RN estão sendo remarcados para a próxima semana
Uma licitação firmada entre o Itep e uma empresa de São Paulo estimava a compra de 100 mil cédulas, que deveriam ter chegado ao Rio Grande do Norte no final de maio. Com a greve dos caminhoneiros, explica Josebias, alguns materiais utilizados para a confecção das cédulas atrasaram e a empresa contratada estava fazendo a entrega por partes. De primeira a empresa enviou 6 mil cédulas, depois 8 mil e na última, datada do dia 16 de junho, o envio foi de 20 mil unidades. Agora, o Itep aguarda as 66 mil cédulas restantes, que saíram de São Paulo na semana passada e só devem chegar ao estado potiguar nesta semana.

“Todas aquelas que ele mandou antes deu para abastecer as centrais, os convênios com as prefeituras e as câmaras municipais, só que, hoje, todas se esgotaram. A gente estava pensando que ia chegar na segunda-feira, mas não chegaram e vamos ter de suspender o atendimento para retomar na segunda-feira (23)”, explica, informando que em média, 22 mil identidades são entregues por mês no estado.
Expectativa
Ainda de acordo com Josebias Nascimento, as Centrais de Cidadão e os órgãos conveniados serão abastecidas logo após a chancela das cédulas, procedimento padrão para que o material possa estar apto para virar o documento oficial do cidadão. A expectativa para a chegada das identidades em Natal é nesta quinta-feira (19).
“As cédulas chegando na quinta, nós vamos fazer a chancela. Normalmente elas são enviadas por malote, mas, como elas vão chegar fora do prazo, vamos ter um custo maior porque vamos ter de mandar os motoristas do Itep entregarem essas cédulas nos interiores e aqui na capital”, conta.
No tocante aos agendamentos, cinco cidades do Rio Grande do Norte dispõem do serviço para emissão de identidades: Natal, Mossoró, Caicó, Assu e Currais Novos. Em se tratando especificamente desses municípios, os agendamentos marcados para os próximos três dias serão remarcados para a próxima segunda-feira (23), quando o órgão espera normalizar o atendimento. “Na semana que vem, na segunda-feira, o Alecrim, que é só um turno, vamos colocar dois justamente para atender as demandas reprimidas. Essa estratégia pode ser utilizada também nas outras cidades”, adiantou o diretor de identificação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário