segunda-feira, 30 de abril de 2018

Star Conect realizou Pit Stop em Lagoa Nova


Sábado(28), foi dia de Pit Stop da Star Conect em Lagoa Nova, a equipe da empresa pioneira na implantação do sinal de internet em Lagoa Nova, esteve com o seu stand montado ao lado da Escola Municipal João XXII, imediações da feira livre, panfletando, realizando novas adesões e também anunciando o mais novo projeto da empresa que é a implantação do novo modelo de fibra ótica, conhecida como Backbone. Segundo a área técnica, a implantação dos postes já foi concluída e todo o material já está em estoque e a equipe responsável pelo lançamento da fibra já está a postos, só aguardando a liberação do projeto pela COSERN. Além dessa fibra que ligará Currais Novos a Lagoa Nova, também será implantada a fibra em todo o cabeamento da cidade e inclusive o bairro Clavinote.

Saiba mais sobre o sistema Backbone.

Backbone ("espinha dorsal" ou "rede de transporte", em português) é uma rede principal por onde os dados dos clientes da internet trafegam. Ele controla o esquema de ligações centrais de um sistema mais abrangente com elevado desempenho. O backbone é o responsável pelo envio e recebimento dos dados entre diferentes localidades, dentro ou fora de um país.
Essa grande espinha dorsal é dividida em partes menores com a finalidade de impedir que o tráfego e a transmissão de dados sejam lentos. No entanto, por continuar a ser a rede principal, o backbone faz a conexão de todas as redes menores, sendo possível, então, acessar qualquer rede por meio dele. Ao enviar um email, por exemplo, o usuário na verdade está enviando dados de uma rede local para o backbone, que depois encaminha a outra rede local até que a mensagem chegue ao destino. Ao acessar um site, o procedimento acontece similarmente, onde o tráfego de informações passa necessariamente pelo backbone antes de chegar à rede local do usuário. Na Internet encontram-se vários backbones divididos hierarquicamente, com o objetivo de manter sistemas internos com elevado desempenho a fim de controlar e monitorar o tráfego de dados. Existem os backbones de ligação intercontinental que são derivados dos backbones internacionais, sendo os backbones nacionais derivados destes. Tecnicamente falando, os backbones precisam ser concebidos com protocolos e interfaces condizentes ao débito que se pretende utilizar. Desses protocolos, entre os utilizados destacam-se o ATM e o Frame Relay. Já no quesito hardware, a fibra óptica e a comunicação sem fios são os mais utilziados. Os pontos de acesso que significam um por cada usuário do sistema são comuns na periferia. Cada um desses pontos de acesso impõem a velocidade total do backbone. Para exemplificar: se uma operadora fornece 10 linhas de 1 Mbit cada uma, ela obrigatoriamente precisa dispor de um backbone superior a 10 Mbit, levando em consideração uma margem de tolerância. Hoje em dia a principal tecnologia utilizada nas redes de transporte é a SONET / SDH, ainda que outras como a Carrier Ethernet ainda fazem parte das redes. No Brasil, as empresas Telefónica, Embratel, Global Crossing, Brasil Telecom, Telecom Itália e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) fornecem esse serviço.


Nenhum comentário :

Postar um comentário