segunda-feira, 16 de abril de 2018

Chuvas aumentam níveis de reservatórios e cinco cidades do RN saem do colapso

As últimas chuvas trouxeram esperança para o homem do campo e para a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). A empresa trabalha para nos próximos dias retomar o abastecimento de água em cinco municípios; reduzindo para dez o número de cidades em colapso. Anteriormente, eram 15 cidades nessa situação. 
Açude do Pinga está cheio e abastece parte de municípios do Seridó
Na região Alto Oeste, uma das mais afetadas com a crise hídrica, a previsão é que quatro municípios tenham o fornecimento de água através da Companhia. Na cidade Francisco Dantas a barragem municipal está sangrando, a empresa trabalha neste momento em ajuste do Sistema de Abastecimento para poder regularizar a distribuição. Já nas cidades de Marcelino Vieira, Paraná e Tenente Ananias a Caern está analisando a qualidade da água para voltar a abastecer em aproximadamente 15 dias. Com a ativação dos quatro sistemas será beneficiada uma população de aproximadamente 26 mil pessoas. As quatro cidades estavam em colapso de abastecimento.
Jardim do Seridó, que também estava em colapso e tem uma população de cerca de 13 mil habitantes, está passando por uma avaliação dos mananciais disponíveis. A Companhia está verificando a qualidade da água do Açude Zangalheras e de Passagem das Traíras. Ainda na região Seridó, a Caern está trabalhando para abastecer a cidade de Cerro Corá através do Açude Pinga.
Já em relação aos rodízios de abastecimento, dois municípios da região agreste deixaram de integrar a lista. O fornecimento de água está acontecendo de forma regular nas cidades de Espírito Santo e Jundiá. Nas outras 82 cidades, que estão com a distribuição de água em rodízio, permanece com a programação inalterada.
A Caern alerta, no entanto, que as boas notícias de chuvas e retomada no abastecimento não devem diminuir a necessidade de se manter o uso consciente da água. É preciso que a população esteja atenta para o hábito de evitar o desperdício, para que possa contar com maior segurança no fornecimento do produto.
A previsão é que as cinco cidades que estavam em colapso tenham o abastecimento restabelecido até o fim de abril.
Municípios com abastecimento em colapso e rodízio: 

Colapso: 10 cidades 
Almino Afonso, João Dias, José da Penha, Luiz Gomes, Pilões, Rafael Fernandes e São Miguel no Alto Oeste, Patu e Messias Targino no Oeste, além de Cruzeta no Seridó.

Rodízio: 82 cidades 
Acari, Afonso Bezerra, Água Nova, Alto do Rodrigues, Angicos, Antônio Martins, Assu, Barcelona, Bento Fernandes, Bodó, Caiçara do Rio do Vento, Caicó, Campo Grande, Carnaúba dos Dantas, Carnaubais, Cerro Corá, Coronel João Pessoa, Currais Novos, Doutor Severiano, Encanto, Equador, Fernando Pedrosa, Florânia, Frutuoso Gomes, Guamaré, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Ipueira, Ipueira, Itaú, Janduís, Jardim de Angicos, Jardim de Piranhas, João Câmara, Jucurutu, Lagoa de Velhos, Lagoa Nova, Lajes, Lucrécia, Macau, Martins, Olho D'Água dos Borges, Ouro Branco, Paraú, Parelhas, Passagem, Pau dos Ferros, Pedra Preta, Pedro Avelino, Pendências, Poço Branco, Portalegre, Pureza, Rafael Godeiro, Riacho da Cruz, Riacho de Santana, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Matos, Santana do Seridó, Santo Antônio, São Fernando, São Francisco do Oeste, São João do Sabugi, São José do Seridó, São Paulo do Potengi, São Pedro, São Rafael, São Tomé, São Vicente, Serrinha dos Pintos, Severiano Melo, Taboleiro Grande, Taipu, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas, Triunfo Potiguar, Umarizal, Várzea, Venha Ver e Viçosa. 

Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário