domingo, 25 de março de 2018

Atual Coordenador de turismo de Cerro Corá, postava artigo anos atrás afirmando; ESTRADA SÃO TOMÉ – CERRO CORÁ - SOU CONTRA. POR QUÊ?


Muito se fala na tão sonhada estrada da produção (São Tomé – Cerro Corá), mais será que a mesma é uma boa opção para um desenvolvimento sustentável?  Uma cidade como Cerro Corá cheia de encantos, belezas naturais, pontos turísticos de um povo acolhedor não necessita de estrada para atingir o seu ápice de desenvolvimento. Pelo contrário, a mesma poderia trazer em um futuro próximo danos irreparáveis para um município que tem tudo para ser um destino turístico de alto padrão. A estrada melhorará o acesso à Cerro Corá, mas isso não significa necessariamente que haverá crescimento sustentável do município.
Podemos citar alguns exemplos de destinos turísticos de sucesso com péssimo e difícil acesso:  Jericoacoara é um destino localizado a 300 km de Fortaleza (CE). A vila não possui postes de luz elétrica, para preservar a iluminação proveniente da lua e das estrelas. As ruas são de areia e não existe estrada de acesso nos últimos 15 km, portanto é necessário veículo 4x4 para chegar ao lugar. É por causa desta dificuldade de acesso, que Jericoacoara é mantido cuidadosamente pela população nativa, garantindo isolamento e total proteção de suas belezas naturais. Triunfo, cidade com 14 mil habitantes e localizada a 448 Km do Recife (PE), destino turístico de sucesso por causa do clima ameno e de belezas naturais que encantam seus visitantes. Sua principal atividade econômica é o turismo. O local onde possui 15 pousadas e um hotel e nos últimos 15 anos o poder público investiu maciçamente em infraestrutura nos pontos turísticos existentes no município fazendo com quer o número de visitantes (turistas) venha aumentando a cada ano. É disso que Cerro Corá precisa: infraestrutura de qualidade em seus pontos turísticos, em suas ruas e avenidas, em seus bares e restaurantes, criação de novos festivais e quem sabe até, uma estátua de seu padroeiro São João Batista (semelhante à estátua de Santa Rita de Cássia que Tomba fez em Santa Cruz, na região do Trairi do Rio Grande do Norte) incentivando o turismo religioso. E não de uma estrada, que poderá trazer danos (violência, crescimento desordenado, diminuição da qualidade de vida, etc.) irreparáveis para seu povo.

Fonte: Cerro Corá News

Nenhum comentário :

Postar um comentário