sábado, 17 de fevereiro de 2018

Reservatórios começam a receber água


Os bons índices de chuvas verificados no período de Carnaval trouxeram um aumento no volume de água acumulada em alguns reservatórios do Rio Grande do Norte monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), que acompanha o nível de 47 reservatórios estaduais com capacidade de armazenamento superior a 5 milhões de metros cúbicos de água.
A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, com capacidade para armazenar 2,4 bilhões de m³ e responsável pelo abastecimento de 38 municípios, recebeu 2,7 milhões de metros cúbicos – volume que equivale a seis centímetros de lâmina de água. Já o açude Mendubim, em Assu, teve uma elevação de 14 cm no seu volume; e o reservatório de Passagem das Traíras, em São José do Seridó, teve aumento de 21 cm.
Na região Oeste, o único manancial a apresentar mudança significativa foi o Açude Morcego,em Campo Grande, cujo volume aumentou em 2 cm. O diretor-presidente do Igarn, Josivan Cardoso, destaca que esses aumentos ainda são baixos e que o uso consciente da água é essencial para garantir o abastecimento. Também foi constatado aumento no volume dos rios que cortam o RN e nas lagoas. A de Extremoz, que abastece a zona de Natal, recebeu 5 cm de água; enquanto a do Jiqui 34 cm; e a Bonfim 4 cm.

Nenhum comentário :

Postar um comentário