Uma prática ilegal, mas muito comum dentro das escolas públicas estaduais do Rio Grande do Norte, está sendo investigada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC). Na tarde desta sexta-feira (12), a secretária da pasta Cláudia Santa Rosa divulgou em uma rede social que a SEEC abriu processos administrativos contra dezenas de professores que pagam outras pessoas para exercerem a sua função pública dentro da rede de ensino e contra os gestores das escolas que são coniventes com a situação.
De acordo com a informação divulgada pela secretária, os professores contratados pelo Estado pagavam de R$800 a R$1.000 reais para que pessoas os substituíssem, cumprindo a carga horária de aulas. “A legislação é severa. Estou divulgando para que a população tome conhecimento e, se há outros casos, os envolvidos corrijam em tempo. Todos precisamos abraçar a escola pública”, afirmou na postagem.
Com a abertura dos processos administrativos, os professores e gestores investigados correm o risco, caso seja provada a prática ilegal, de serem demitidos dos cargos públicos. Mas, para a secretaria o mais importante não é a demissão dos envolvidos, e sim, o alerta para as escolas e a correção do problema.
“Todos os profissionais são importantes para rede, agora a gente precisa que eles cumpram com as suas responsabilidades e que deem o máximo possível para melhorar a educação do RN. Não podemos tolerar que utilizem o serviço publico para tirar vantagem e terceirizar outros professores", disse a titular da pasta, Cláudia Santa Rosa.
Segundo a SEEC, todas as 610 escolas da rede estadual deverão passar por investigação, além de receberem um comunicado solicitando uma declaração da gestão sobre a existência ou não desses casos. Questionada pela reportagem da TRIBUNA DO NORTE sobre o número de processos administrativos abertos pela secretaria, Cláudia informou apenas que a divulgação não poderia ser realizada no momento.
O salário base de um professor da rede estadual de ensino é de R$ 2.455,35, para 40 horas semanais.
Nenhum comentário :
Postar um comentário