sábado, 6 de maio de 2017

Abertas inscrições de mestrados gratuitos para enfermeiros

100% financiado pelo Cofen, programa vai formar 500 profissionais vinculados ao SUS ; oito editais já estão abertos
O maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil está com inscrições abertas. Parceria entre o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) financia vagas em 16 Programas de Pós-Graduação da Área de Enfermagem, oferecidas gratuitamente a profissionais em várias regiões do Brasil. As vagas visam a formação de 500 profissionais em cinco anos.
Com o mestrado, o Cofen busca reduzir o descompasso entre a mão de obra qualificada já existente e as necessidades da Saúde Coletiva, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Voltado para enfermeiros com vínculo empregatício na rede de Saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS, o programa tem foco na Sistematização da Assistência e na Implementação do Processo de Enfermagem.
“Acreditamos que a boa formação é essencial para a qualidade da assistência e valorização da Enfermagem. Tornar possível o maior programa de mestrado profissional do Brasil é um orgulho de nossa gestão e retorno da contribuição dada pelo profissional ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, ressaltou o presidente do Cofen, Manoel Neri.
Para o presidente da Capes, Abílio Neves, “o convênio inaugura uma nova etapa de relacionamento da Capes com os órgãos de fiscalização profissional”.
Os 16 programas de Mestrado Profissional foram selecionados por meio de edital, em processo seletivo coordenado pela Capes, com prioridade para o Centro Oeste e a região Norte. Atualmente, as universidades da região Norte ainda não oferecem programas de Mestrado Profissional em Enfermagem, mas a intenção é contemplar todas as regiões do Brasil. O Cofen está trabalhando, juntamente com a Capes, para fomentar a criação de programas atendendo esta nova demanda.
Vagas de mestrado – A seleção dos candidatos será feita diretamente pelas universidades contempladas. Em 2017, serão 140 vagas. Confira os prazos de inscrição:
Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – DF – edital em breve
Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre – RS – edital em breve
Universidade Federal do Espírito Santo – ES – Acesse edital
Universidade Federal Fluminense 1 – RJ – Acesse o edital
Universidade Federal Fluminense 2 – RJ – Acesse o edital
Universidade Federal do Paraná – PR – Acesse o edital
Universidade Federal de Santa Catarina – SC – Acesse o edital
USP – Universidade Estadual de São Paulo – edital em breve
UFRJ – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – RJ – Acesse o edital
Universidade de São Paulo – Ribeirão Preto – SP – edital em breve
Universidade de São Paulo – São Paulo – Acesse o edital
Unifor – Universidade de Fortaleza – edital em breve
Unissinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS – edital em breve
Universidade Franciscana – Santa Maria/RS – edital em breve
Universidade do Estado de Santa Catarina – Chapecó/SC – edital em breve
UFP – Universidade Federal da Paraíba – João Pessoa – Acesse o edital
Fonte: Ascom - Cofen

Nenhum comentário :

Postar um comentário