sábado, 28 de janeiro de 2017

Programas do governo federal atuam para levar alimentação saudável à população


LOC
54% da população brasileira estão com sobrepeso e 20%, obesa. A informação é do relatório “Panorama da segurança alimentar e nutricional da América Latina e Caribe”, elaborado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, a FAO, e pela Organização Pan-Americana de Saúde, a Opas. No documento, apresentado nesta sexta-feira em Brasília, foi destacada a importância das políticas públicas que promovam o acesso da população a alimentos mais saudáveis. Mais da metade dos brasileiros está acima do peso. O problema é ainda mais grave entre mulheres e crianças. Para o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, transformar esta realidade exige medidas que ajudem a mudar os hábitos alimentares do brasileiro. 

Sonora: Alan Bojanic – representante da FAO no Brasil 

LOC
O governo federal já trabalha para atender estas recomendações. O Ministério do Desenvolv imento Social e Agrário é um dos principais responsáveis pelas políticas que incentivam a produção e o consumo de alimentos saudáveis. Programas, como o de Aquisição de Alimentos, criam mercados para a agricultura familiar, o que gera renda e incentiva os pequenos agricultores a permanecerem no campo. O programa também possibilita que os mais pobres tenham acesso a alimentos mais saudáveis. É o que destaca a diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, Patrícia Gentil. 

Sonora: Patrícia Gentil – Diretora do Departamento de Estruturação e Integração dos Sistemas Públicos Agroalimentares do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário 

LOC 
Incentivar a agricultura familiar é uma das alternativas para que os alimentos saudáveis e ricos em nutrientes cheguem até a mesa da população. Outra medida importante é conscientizar as pessoas a consumirem menos produtos industrializados. A chefe de cozinha e apresentadora Rita Lobo foi uma das palestrantes do evento. Ela destacou que é preciso incentivar as pessoas a retomarem o hábito de preparar o próprio alimento. Cozinhar também é uma forma de manter a alimentação saudável. 

Sonora: Rita Lobo – chefe de cozinha e apresentadora 

LOC
Além do Programa de Aquisição de Alimentos, o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário também coordena o Programa Cisternas, que leva água de qualidade para pessoas que vivem em regiões atingidas pela seca. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário