sábado, 27 de fevereiro de 2016

OS BENEFÍCIOS DO MEL PARA SUA SAÚDE

Publicado pela revista: VidaSaúde – Por Dr. Kátia Medeiros – Nutricionista
As funções terapêuticas do mel não se limitam às doenças do aparelho respiratório. O consumo diário provoca o aumento da resistência do organismo a uma série de enfermidades. “Ele tem propriedades antissépticas, antibacterianas, imunológicas, expectorantes, sendo então utilizado como coadjuvante na área terapêutica em diversos tratamentos profiláticos”, conta a nutricionista Gabriela. Vale ressaltar que o mel alivia os sintomas e o desconforto das patologias a ele relacionadas, mas não promove suas curas. O tratamento dessas enfermidades, portanto, deve ser indicado por um especialista.
Antimicrobiano e antibacteriano
Mel possui ação antimicrobiana, impedindo o crescimento de bactérias patogênicas e oferecendo proteção contra algumas doenças. “Ele contém alguns ácidos, sendo que um deles, o glucônico, contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibacteriano.O ferro e o cobre nele presentes contribuem para a ação antimicrobiana”, diz a nutricionista Cátia Medeiros (SP).
Ainda tem ação fungicida e cicatrizante. “O uso tópico do mel estimula a cicatrização de feridas e a atividade anti-inflamatória quediminui dor e edema. Por este motivo, é muito utilizado em ‘pé diabético’ (complicação decorrente do diabetes e que promove o aparecimento de úlceras, infecções, entre outros sintomas nos pés), com ação semelhante à da insulina. Sua aplicação deve sempre ser indicada por um profissional”, explica a nutricionista Juliana Rossi Di Croce (SP).

Terceira parte do documentário


Nenhum comentário :

Postar um comentário