sábado, 5 de fevereiro de 2022

Resgate do menino em poço no Marrocos está perto do fim, dizem autoridades

Rayan, de 5 anos, caiu no buraco de 32 metros de profundidade. Há 4 dias os bombeiros e socorristas enviam água e comida enquanto cavam ao redor do poço. Imagens mostram como está o menino está no buraco.

Equipe da Defesa Civil de Marrocos trabalha no resgate do menino Rayan, de cinco anos, que caiu em um poço perto de Bab Berred, na quinta-feira (3) — Foto: AFP


O resgate do menino Rayan, de 5 anos, que caiu em um poço de 32 metros no Marrocos,entra no quarto dia neste sábado (5). As equipes continuam cavando com pás e retirando pedras com as mãos para evitar o risco de um deslizamento de terra.

Uma câmera monitora o estado de saúde de Rayan, que tem alguns ferimentos no rosto e parece cansado. Ele também recebe comida, água e oxigênio. Autoridades envolvidas na operação disseram que à BBC que os resgatistas estão muito perto do menino, no que chamaram de estágio final da operação.Os trabalhadores tiveram que cavar um túnel paralelo ao poço e agora estão trabalhando em um túnel horizontal para ter acesso ao menino.

Monitoramento e cuidados

Médicos estão de plantão no local e um helicóptero está pronto para levar o menino ao hospital assim que o resgate terminar.
Rayan caiu acidentalmente na noite de terça-feira no poço seco de 32 metros de profundidade, estreito e de difícil acesso, cavado perto de sua casa na pequena cidade de Tamorot, a 100 quilômetros de Chefchaouen, no norte do país.

As agências relatam que muitas pessoas chegam ao local e se oferecem como voluntários na operação. Nas redes sociais marroquinas, a hashtag #SaveRayan é uma das mais acessadas.

Esperança de resgate

Um parente de Rayan disse à Reuters que a família percebeu pela primeira vez que ele estava desaparecido quando ouviu um choro abafado e baixou um telefone com a luz e a câmera ligadas para localizá-lo.

"Ele estava chorando 'me levante'", disse o homem.

Desde os primeiros momentos, a mãe do menino contou à imprensa local que "ainda tem esperança de que resgatem o menino com vida".
"Rayan estava brincando e então desapareceu às 14h. Toda família se mobilizou para procurá-lo até que nos demos conta de que tinha caído no poço", contou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário