quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

FALECE ANTÔNIO ASSUNÇÃO, EX-PREFEITO DE BODÓ

Nesta terça-feira, 19 de janeiro, faleceu em razão de complicações na saúde, aos 76 anos, no hospital Regional de Currais Novos/RN, o pecuarista e político Antônio Ferreira Assunção. "Antônio de Joel", como era popularmente conhecido. Era natural do município de Santana do Matos/RN, ao longo do tempo se dividiu entre as atividades partidárias e administrações de suas fazendas.

De família, com forte tradição na política,  se iniciou na vida pública, como Vereador de sua terra natal, Santana do Matos por 4 legislatura,  sempre com expressivas votações no distrito de Bodó. Ao longo da carreira, se dedicou por inteiro as lutas políticas e, sobretudo, ao processo de emancipação do município de Bodó/RN.

Antônio Assunção, na época em que foi Vereador por Santana do Matos/RN, pelo partido da Arena (Foto: Acervo da família de Desterro Assunção)

Na juventude correu em muitas vaquejadas, da tradição que herdou do pai,  Joel Assunção, Antônio de Joel foi um dos grandes nomes de destaque nas antigas e boas vaquejadas de Lagoa Nova, ao lado da lembrança de velhos vaqueiros como os mais antigos, Vela Branca, Elísio Galvão, Joaquim Tenente e Luiz Gonzaga, das Malhadas da Areia e dos mais novos como Antônio de Pelógio,  Zé Braz, Caorá e tantos outros dos sertões de nunca mais.

Como era um homem, com forte base eleitoral em Bodó,  local após a independência administrativa da antiga povoação, que se formou em volta da mina de Scheelita, fato ocorrido, através da Lei nº 6.300, de 26 de junho de 1992, tendo sido instalado em 1997. 

  • Antônio, em companhia do primo Desterro, durante a campanha política de 2020 (Foto: Cedida).

Em seguida elegeu-se o primeiro prefeito, pelo PFL, no recém-criado município de Bodó, depois empenha-se nas eleições de Avamar Assunção (Prefeito), em dois momentos e Neuman Assunção (Vice), na chapa de Marcelo Porto.

Corpo de Antônio Assunção foi  velado no Ginásio de Esportes o Carequinha, na Rua 26 de julho, o sepultamento aconteceu às 15h30 no cemitério público de Bodó,

 “Hoje parte um querido amigo: Antônio Assunção, homem de fibra. um político o qual sempre tive respeito e admiração. Nos últimos anos correligionário e amigo, Bodó perde um pai”. Comentou o prefeito de Bodó Marcelo Filho, sob o líder Bodoense Antônio Assunção.


Trajetória

Filho de tradicional família do Município de Santana do Matos , Antônio Ferreira de Assunção, filho de Joel Assunção e Maria Beatriz Ferreira de Assunção, nasceu no dia 4 de setembro de 1945 na fazenda São Vicente, onde concluiu o antigo primário indo para Natal estudar no Colégio Marista. Chegou em Bodó na década de 1970  indo morar na Mina Nova onde tinha uma propriedade, onde havia uma mina de Scheelita em atividade,   passando a ser administrador da mesma. 

Casou com Maria Carvalho de Assunção  tendo com ela 4 filhos, Adriano Carvalho de Assunção, Adriana Carvalho de Assunção, Alexandre Ferreira de Assunção e Alexandro Ferreira de Assunção, foi eleito como vereador no Munícipio de Santana do Matos por 4 mandatos consecutivos sendo sempre o mais votado. Separado da primeira mulher, constituiu outra família com Tereza Neuman Assunção uma mulher que lutou a seu lado sempre, fixaram residência na Serra de Santana e teve com ela uma filha Edneuman Ferreira de Assunção. 

Durante os seus mandatos por 4 legislaturas  como vereador no município de Santana do Matos defendeu os interesses do Distrito de Bodó, foi ele que conseguiu junto ao governo estadual, a implantação da escola de 5º a 8ª Série do Ensino Fundamental e depois ao ser prefeito criou a escola de Ensino Médio Sérvulo Pereira de Araújo. No início a prefeitura contratou e deu condições de trabalho aos profissionais que vinham de Currais Novos para dar aula, depois conseguiu firmar parceria com o governo do estado que passou a custear a escola, fez ainda a doação do  terreno onde foi construída a escola. 

Foi filiado a ARENA e depois ao PDS, partido que defendia, sempre foi  ótimo líder político e de fortes argumentos, por vezes debatia por seus pontos de vista e em um desses, seria a emancipação política do distrito de   Bodó de Santana do Matos. Foi dele a autoria do requerimento junto a Câmara Municipal de Santana do Matos e enviado à Assembleia para o Deputado Estadual Nelter Queiroz, deputado que defendia e tinham ótimas relações política, e assim oportunizou a emancipação a criação do novo Município Bodó/RN. 

O município foi emancipado de Santana do Matos através da Lei nº 6.300, de 26 de junho de 1992, de autoria do deputado estadual Nelter Queiroz  tendo sido instalado em 1997 pois sua primeira eleição só veio a acontecer em 1996. Neste período Antônio assumiu como Diretor da BODO MINAS.  Com a eleição em 1986, Antônio Ferreira de Assunção foi eleito como 1º Prefeito do Município de Bodó, neste período foi um avanço notável para a comunidade que sofria com a paralização da extração do minério, e a falta de assistência do município de onde tinha sido desmembrado, instalado o município. 

A cidade respirou outra realidade, com assistência médica, educação e assistência social trabalhando pra valer, foram construídas no município mas de 200 casa para a população, posto de saúde, escolas na área rural, nas comunidade de Gameleira, Serra do Meio, Cabeço dos Ferreiras, Massangana, em  Ponta de Linha e fez ampliação da Escola  Municipal Manoel Catarino Filho onde criou a  escola de 5ª a 8ª serie do Ensino Fundamental, evitando assim o deslocamento dos alunos da área serrana para a sede do município. Na cidade pavimentou várias ruas, conseguiu junto ao governo verbas para o esporte, construiu o ginásio o Carequinha e o estádio de futebol Inácio Clementino, construiu ainda a Creche e Pré Escola Tia Neuman, dessa forma foi reeleito para uma segunda gestão no ano de 2000. 

Durante suas duas gestões como prefeito buscou sempre contar com uma equipe comprometida e pronta para o ajudar. Desenvolveu um trabalho onde se mostrou cem por cento de humanidade, tendo reconhecimento do seu trabalho, pois o novo município ganhou não um prefeito, mas um pai preocupado com ele, popularmente se diz existem dois Bodó um antes e outro depois de Antônio Assunção.  Antônio recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão Bodoense justa homenagem a quem dedicou grande parte da sua vida servida a essa comunidade. Faleceu em 19 janeiro de 2022 na cidade de Currais Novos ao lado de familiares e amigos, deixando um legado histórico e um exemplo de um homem de bom coração e de boas ações.


 Texto Adaptado por Gil Oliveira do Livro em construção  de Fio a Pavio e O Jornal da Serra 

Nenhum comentário :

Postar um comentário