quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

Alunos do 9º ano da zona rural de São Vicente fazem maquetes de parques eólicos

Atividade foi inspirada no Programa de Educação Ambiental do Projeto Eólico Acauã, no Rio Grande do Norte

Alunos da Escola Municipal Inácio Félix de Melo, localizada na zona rural de São Vicente, Rio Grande do Norte, que participam do Programa de Educação Ambiental (PEA) do Projeto Eólico Acauã, fizeram várias maquetes de parques eólicos, após palestra sobre energias renováveis. 

A iniciativa partiu do professor de Matemática e Artes, Gilmar Jacinto, que propôs aos estudantes do 9º ano do ensino fundamental a construção das maquetes para o projeto de Meio Ambiente da escola. A palestra virtual sobre o tema Energias Renováveis foi realizada em agosto do ano passado pela analista socioambiental da empresa Biometria, Clarice Albuquerque.

Para a construção das maquetes, a turma foi dividida em grupos e os estudantes, ao longo de cinco aulas, desenvolveram o projeto. Foram utilizados materiais disponibilizados pela escola e outros recicláveis levados pelos alunos como papelão, canudos de rolo de papel toalha e de papel higiênico, caixas de fósforos e de medicamentos, palitos de dente, churrasco e de picolé, fitas adesivas, isopor, barbante, cola, tesoura, lápis, régua, compasso, cartolina, folhas de ofício, pincéis e tinta guache.

De acordo com o professor Gilmar Jacinto, os alunos tiveram a oportunidade de participar de momentos de muito aprendizado, interação e criatividade, além de ter associado conhecimentos de Artes e Matemática. Ainda segundo Gilmar, os alunos precisaram fazer medidas, analisar as proporções, manipular formas geométricas, desenhando, recortando, colando e elaborando estratégias para melhorar seu projeto de maquete. “O aluno, de fato, foi o protagonista de sua aprendizagem, contando com minha ajuda apenas como facilitador do processo. Um trabalho de muita consciência ambiental”, destaca o professor.

 

Projeto Eólico Acauã

O Projeto Eólico Acauã, empreendimento da Aliança Geração de Energia, está localizado nos municípios de Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz e Santana do Matos, no estado do Rio Grande do Norte. As obras tiveram início em março de 2021 e contemplam a implantação de 26 aerogeradores dispostos em quatro parques eólicos com capacidade instalada para gerar 109,2MW, energia suficiente para abastecer cerca de 580 mil residências, no padrão de consumo do Nordeste.

Nenhum comentário :

Postar um comentário