quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Sesap autoriza aplicação da 2ª dose de Pfizer em quem tomou a 1ª de AstraZeneca no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) autorizou que os municípios do Rio Grande do Norte apliquem a vacina da Pfizer como segunda dose para quem tomou a primeira dose de Oxford/AstraZeneca e não consegue tomar o mesmo imunizante como D2 por causa do desabastecimento. O intervalo entre as doses deve continuar sendo de 90 dias.

A definição foi dada pela Câmara Técnica de Vacinação nesta quarta-feira (27). A medida foi tomada por outros estados e a intercambialidade da vacina já acontece também em outros países com segurança. No âmbito do RN, cabe a cada município adotar ou não a estratégia.

Apesar da autorização da intercambialidade, o intervalo para a aplicação da segunda dose recomendado segue o padrão da Oxford/AstraZeneca: 90 dias.

Segundo a Secretaria de Saúde, mais 20.346 doses de Pfizer serão distribuídas nesta quinta-feira (28) para ajudar os municípios a cumprirem o esquema vacinal dos atrasados. O estado recebeu 11.700 doses do imunizante nesta quarta. Outras 9.125 doses da Oxford/AstraZeneca também serão enviadas.

A pasta reforçou ainda a importância de completar o esquema vacinal para o enfrentamento da pandemia da Covid-19.

De acordo com dados da plataforma RN+Vacina nesta quarta, 207.054 pessoas não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid. 

Tribuna do Norte

Nenhum comentário :

Postar um comentário