segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Planalto estuda há 9 dias oferta de aviões de EUA e ONU para oxigênio

 O Ministério da Saúde e o governo do Amazonas receberam nos dias 16 e 18 de janeiro ofertas de três aeronaves, duas da ONU (Organização Nações Unidas) e uma do governo dos EUA, para transportar de forma mais rápida oxigênio até o estado, em crise com a alta de casos de covid-19 e com suprimento insuficiente do produto.

Ainda não há uma resposta sobre o caso, segundo apurou a repórter Rosiene Carvalho, apesar do sofrimento de tantas pessoas no norte do país.

Manaus tem ligação por terra precária com o restante do Brasil. A melhor solução seria o oxigênio chegar via transporte aéreo.

Procurado pelo UOL, o Ministério da Saúde informou que "as tratativas estão a cargo do MRE (Ministério das Relações Exteriores)". O Itamaraty não respondeu.

Enquanto isso, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou que a exportação de 5.400 litros de insumos para a vacina CoronaVac está "em vias de envio ao Brasil" e deve chegar nos próximos dias.

A batalha dele é midiática e com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que hoje também fez um evento com ex-presidentes da República em defesa da vacinação. Participaram Michel Temer (MDB), José Sarney (MDB), por videoconferência, e FHC (PSDB), que esteve no local.

Fernando Collor (PROS), Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT) foram convidados, mas não aceitaram comparecer.
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário