segunda-feira, 28 de setembro de 2020

TSE começa a receber denúncias online sobre irregularidades na campanha


Com o encerramento do prazo para registro de candidatura nas eleições 2020, entrou em funcionamento o Pardal, aplicativo criado pela Justiça Eleitoral para receber denúncias da sociedade, sobre irregularidades em campanhas eleitorais.


O Pardal existe desde 2014, foi aprimorado e conta com diversas novidades para melhorar a funcionalidade nas eleições desse ano. O objetivo principal da ferramenta é facilitar o trabalho de apuração dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e do Ministério Público Eleitoral, que podem contar com os cidadãos, para atuar como fiscais da eleição, no combate à corrupção eleitoral.


O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Sandro Vieira, ressaltou que as versões anteriores do aplicativo ofereciam um espectro muito amplo; e com a reformulação o foco está voltado para as imprudências, cometidas na propaganda eleitoral.


Dentre as principais novidades do aplicativo, estão: link específico, para que as denúncias sejam enviadas ao Ministério Público Eleitoral de cada estado; detalhamento maior na identificação dos denunciantes, como forma de evitar notícias de irregularidades que usem dados de terceiros; inclusão da autenticação de dois fatores; impedimento de envio de notícia sem o preenchimento integral dos campos; e filtros para evitar o recebimento de denúncias infundadas, ou repetitivas.


As novidades foram implementadas a partir de sugestões do Grupo de Trabalho, instituído pela Portaria TSE número 210 de 2019. 


O aplicativo Pardal está disponível para os sistemas Android e IOS e pode ser baixado diretamente no smartphone.

Nenhum comentário :

Postar um comentário