Procura pelo serviço aumentou,
após anúncio de auxílio emergencial
Mais de 1,2 mil servidores da
Receita Federal em todo o país participaram, entre os dias 10 e 12 de abril, de
um mutirão de regularização de CPF. Foram atendidas mais de 90 mil solicitações
de regularização e no início desta segunda-feira (13), restavam pouco mais de 7
mil pedidos não analisados.
Somente no estado de São Paulo,
mais de 430 servidores da Receita Federal participaram do mutirão de
regularização de CPF. Juntos, eles responderam a mais de 20 mil mensagens
enviadas por contribuintes para uma caixa postal eletrônica criada
exclusivamente para atender a demandas relacionadas ao CPF, informou a Receita
Federal. Nacionalmente, foram atendidos mais de 90 mil pedidos de regularização de CPFs
durante o feriado da Semana Santa.
O e-mail corporativo
começou a funcionar no dia 19 de março para evitar que os contribuintes saíssem
de casa durante a pandemia da covid-19. A procura pelo serviço aumentou nos
últimos dias por conta do cadastro para o auxílio emergencial oferecido pelo
governo federal em decorrência da crise causada pela situação de emergência. Um
dos requisitos para o recebimento do benefício é a regularidade cadastral no
CPF.
Além do mutirão, a Receita
Federal finalizou, no sábado, o processamento dos CPFs com pendências de
natureza eleitoral nas bases administradas pela Instituição.
Após a regularização na Receita
Federal, o usuário deve aguardar a atualização do CPF na base de dados do
aplicativo da Caixa Econômica Federal.
Orientações
Para o contribuinte que ainda
estiver com problemas relativos ao CPF no cadastro do auxílio emergencial, a
Receita Federal orienta que, preliminarmente, o cidadão acesse novamente o
aplicativo da Caixa, em diferentes períodos do dia, buscando seu cadastramento,
pois a habilitação pode não ser possível na primeira tentativa.
Persistindo a impossibilidade na
habilitação por pendência no CPF no aplicativo da Caixa, verifique se o seu CPF
encontra-se na situação "Regular" por meio da consulta no site da Receita Federal na internet.
Se o CPF estiver regular,
qualquer restrição apresentada pelo aplicativo Caixa - Auxílio Emergencial não
deve estar relacionada a uma pendência com a Receita Federal.
A Receita diz ainda que é
importante que o cidadão verifique, no ato do preenchimento do aplicativo Caixa
- Auxílio Emergencial, se o seu nome, o de sua mãe e sua data de nascimento
coincidem com os dados constantes na base da Receita Federal.
Caso o cidadão confirme que tenha
a necessidade de regularizar dados do CPF, isso poderá ser feito
gratuitamente pelo site da Receita Federal na internet pelas
seguintes opções:
- preferencialmente pelo
formulário eletrônico "Alteração de Dados Cadastrais no CPF";
Para os casos em que não for
possível regularizar pelo site, o atendimento poderá ser efetuado
via e-mail corporativo da Receita Federal ou presencialmente em uma
das unidades da Receita.
No caso do e-mail corporativo,
o cidadão deve enviar a mensagem com o pedido de regularização com documentos
anexados (a lista está no site da Receita).
Jurisdição por estado e respectivos
e-mails corporativos:
1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS
e TO) - atendimentorfb.01@rfb.gov.br
2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA,
RO e RR) - atendimentorfb.02@rfb.gov.br
3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) -
atendimentorfb.03@rfb.gov.br
4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e
RN) - atendimentorfb.04@rfb.gov.br
5ª Região Fiscal (BA e SE) -
atendimentorfb.05@rfb.gov.br
6ª Região Fiscal (MG) -
atendimentorfb.06@rfb.gov.br
7ª Região Fiscal (ES e RJ) -
atendimentorfb.07@rfb.gov.br
8ª Região Fiscal (SP) -
atendimentorfb.08@rfb.gov.br
9ª Região Fiscal (PR e SC) -
atendimentorfb.09@rfb.gov.br
10ª Região Fiscal (RS) -
atendimentorfb.10@rfb.gov.br
O Núcleo de Apoio Contábil e
Fiscal (NAF) da Receita em São Paulo elaborou um vídeo para explicar como obter
serviços relacionados ao CPF a distância:
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