quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Dengue ameaça estados do Nordeste, Espírito Santo e Rio

Espírito Santo, Rio de Janeiro e nove estados do Nordeste podem ser alvo de um surto de dengue a partir de março deste ano.
Resultado de imagem para DENGUE
O alerta é do coordenador de Vigilância de Arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Saidí.

Em entrevista exclusiva à TV Brasil, o especialista explica que o período favorável ao aumento de casos da dengue no Brasil, que começou em novembro de 2019, vai até o próximo mês de maio, época de chuva.

Mas, segundo Rodrigo Saidí a dinâmica da transmissão da doença é que pode ocasionar o surto nessas regiões. Hoje há 4 sorotipos da dengue e quando ocorre alteração do padrão de circulação, também aumenta o número de transmissões.

Saidí afirma que 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências.

Ele argumenta que é preciso que haja integração entre a ação do poder público e a mobilização da população. E o controle deve ser feito porque nesta época do ano o mosquito completa seu ciclo de reprodução em 10 dias.

O Brasil registrou mais de 1.544 casos de dengue no ano passado. Setecentos e oitenta e duas pessoas morreram em decorrência da doença. Um aumento de 488% em relação a 2018, ano considerado atípico pelo ministério.

Os dados de registro de zika ainda estão baixos no Brasil. Mesmo assim o alerta de cuidado para gestantes continua porque o vírus do Zika ainda está em circulação por todos os estados do país, menos no Acre. O Ministério da Saúde também descarta um surto da chikungunya, este ano, no Brasil.

Agencia Brasil

Nenhum comentário :

Postar um comentário