segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Lagoa Nova sediou lançamento do livro "José Milanez em prosa & verso"


José Pedro, presidente do Assentamento José Milanez e sua esposa Joana Rodrigues ao lado da autora do livro, Gorete Macedo


"José Milanez em prosa & verso", livro que foi lançado na tarde do último sábado, dia 28 de setembro. O evento de lançamento aconteceu na câmara municipal de Lagoa Nova e contou com a parceria do Jornal da Serra. O livro foi escrito por Gorete Macedo, filha do poeta popular, violeiro e corderlista, que foi assassinado em meados dos anos 80 por questões políticas, quando presidia o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Currais Novos.  
Casal José Pedro e Joana Rodrigues ao lado da edito do Jornal da Serra, Eliabe Alves

Na cerimônia de lançamento, estavam presentes o editor e proprietário do jornal da Serra, Eliabe Alves, a autora do livro, José Milanez em Prosa e Versos, Gorete Macedo, Nazareno Ulisses Alves, vereador e presidente da câmara municipal de Lagoa Nova, Geralda Efigênia de Macedo, professora e coordenadora dos órgãos regionais de educação e criadora do projeto de Cordeoteca e filha de José Milanês, vereador Dequinha Primo, secretário de agricultura Genilson Pinheiro Borges e os empresários Gean Carlos e Magno Pereira.  

Para o jornalista e editor do Jornal da Serra, Eliabe Alves, o evento foi de grande importância para a cultura popular. “É com muita alegria e satisfação recebe-los neste momento ímpar, no qual estamos revivendo a memória e o legado de um poeta que habita o imaginário sociocultural popular do povo da Serra de Santana. E esta é a razão maior do Jornal da Serra,  de encampar esta bandeira cultural de apoio a este cordelista e repentista de viola que deixou um rico legado para a cultura do Seridó, da Serra de Santana e do Rio Grande do Norte”. Comentou o jornalista.

Para a professora mestra e assistente social Gorete Macedo, autora do livro, a ideia de escrever o livro foi de resgatar e divulgar o trabalho literário e sindical de José Milanez e ao mesmo tempo realizar um sonho antigo de preservar todo seu trabalho. “Em 2017 comecei a reunir informações necessárias para compor o livro, como reportagens, depoimentos, fotografias. Além de ir na FETARN em Natal, no STTR de Currais Novos, além de vir a Lagoa Nova visitar o Assentamento José Milanez e também a Pousada O Corujão, de propriedade de Rosenberg Saldanha (in memoriam), que ao idealizar aquele complexo, construiu chalés, batizando-os com nomes de poetas seridoenses e um destes chalés tem o nome do poeta José Milanez. Estas foram as razões e pela memória afetiva, porque no passado muitos lagoanovenses puderam acompanhar a trajetória do poeta na Rádio Brejuí ou se apresentando em cantorias realizadas no município, por isto aceitei a parceria do Jornal da Serra para fazer o lançamento de sua biografia aqui em Lagoa Nova.” relatou Gorete Macedo.

Segundo o vereador e presidente da câmara municipal, Nazareno Ulisses, o lançamento do livro José Milanez em Prosa e Versos é muito importante para os adeptos da cultura popular. “José Milanez, um homem que foi dedicado a cultura, ao sindicalismo rural e a política, que de uma forma cruel e desumana lhe foi tirada a vida, mais que ainda hoje permanece na mente das pessoas que o conheceram. E hoje está a prova com o lançamento deste livro em sua homenagem”. Comentou o parlamentar.

Nenhum comentário :

Postar um comentário