quarta-feira, 12 de junho de 2019

acordo sobre placas padrão Mercosul é homologado pelo judiciário no prazo de duas semanas


Imagem relacionada
A 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal homologou  um acordo extrajudicial, firmado entre o Ministério Público Estadual e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Rio Grande do Norte (Detran/RN) sobre o cadastramento de empresas fabricantes  e estampadoras de Placas de Identificação Veicular.

O acordo homologado estabelece que o Detran RN vai cadastrar as empresas, que já estão credenciadas no Denatran e que atuam na mesma circunscrição do Detran RN, dentro de critérios estabelecidos. O objetivo do novo cadastramento é permitir a fiscalização das atividades e operacionalizar o controle sistêmico das rotinas que envolvam a produção, estampagem e acabamento das placas veiculares, conforme previsão do art. 6º, da Resolução nº 733, do Contran.

O Departamento Estadual de Trânsito também vai republicar a Portaria nº 367 de 2019, no prazo de até cinco dias úteis após a homologação judicial. Essa portaria será o instrumento de regulação dos novos pedidos de cadastramento, para suprimir a exigência de que a empresa interessada disponha de espaço físico com no mínimo 100 m², além de três vagas cobertas.

O Detran deverá ainda viabilizar a interação operacional dos equipamentos informatizados às bases de dados, sem que isso implique a imposição de empecilhos ao cadastramento.

A Ação Civil Pública foi proposta pelo Ministério Público Estadual em 20 de maio deste ano. A liminar foi apreciada e acatada pela 6ª Vara da Fazenda Pública, no dia útil seguinte.  A decisão anulou o Credenciamento de Fabricantes e Estampadores de Placas de Identificação Veicular no Padrão Mercosul, originado com a publicação do Edital nº 001 de 2018 e determinou o cadastramento de novas empresas.

Na quinta-feira 6 de junho, houve a solicitação de homologação do acordo celebrado.  Dezessete  dias, portanto, após o protocolo da ação, o pleito foi homologado, solucionando o conflito apresentado ao Poder Judiciário.

Nenhum comentário :

Postar um comentário