quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Pastor Trajano Porto de Melo o pioneiro do evangelho pentecostal em Lagoa Nova

Resultado de imagem para pastor trajano de lagoa nova
Pastor Trajano Porto de Melo (1913-2012), natural da cidade de Pocinhos/PB, nasceu em (15) de novembro de 1913. Nos anos trinta, ao aceitar o evangelho pentecostal, sofreu algumas perseguições por parte de pessoas que desconheciam a solidariedade humana e cristã. Após sair de sua terra natal, percorreu várias cidades do interior da Paraíba até 1942, ano em que chega a Currais novos/RN, onde, pelo seu carisma e trabalho, conquistou respeito e admiração da população. Sendo por esse motivo, vereador suplente, assumindo a cadeira no período (1959-1963).
Início da construção do atual templo


Em sua atuação política e parlamentar, destacou-sruçãoe pela defesa da emancipação política de Lagoa Nova/RN foi delegado de polícia no Governo Aluísio Alves. Em 08 de fevereiro de 1981, Pastor Trajano recebe a incumbência divina de começar um trabalho evangelístico em Lagoa nova, onde pregou a palavra de Deus por 11 anos, com uma vida de simplicidade, pautada nos princípios da fé cristã, com voz mansa, aconselhando suas ovelhas com piedade, movido pelo desejo de vê-las todas no aprisco do Senhor Jesus.
Para isso, ele nunca mediu distância, celebrando cultos em um salão ao lado de sua acolhedora residência ou em casas de famílias e até mesmo andando de carroça de boi, sempre com o objetivo de semear a Palavra de Deus na zona rural, enfrentando com zelo e carinho a aridez dos corações humanos. Construiu com recursos próprios o primeiro templo evangélico da cidade.
Pr Trajano ao lado das irmãs do Círculo de oração e criança da igreja
Sendo ele bom carpinteiro, confeccionou os bancos, portas e janelas da igreja. Com ajuda e compreensão de sua dedicada esposa, a Sra. “Rosinha”, Rosa Martins de Melo (1921-2014), instalou o círculo de oração e a escola Bíblica Dominical. Nos deixou aos 98 anos de idade em (02) de julho de 2012. No entanto, ele: “combateu o bom combate”, como tão bem descreveu o apóstolo Paulo na segunda carta a Timóteo, sendo um exemplo vivo de homem de fé apostólica e obstinação em defesa do evangelho de Cristo. A prova maior disso é o crescimento da igreja por ele construída, que já conta com três décadas de existência. 

Textos e fotos extraído do Jornal da Serra

Nenhum comentário :

Postar um comentário