quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Jovem que matou ex durante ato sexual deixa prisão para se casar com detento; FOTOS


Marido da jovem cumpre pena por assalto. Casal recebeu autorização para oficializar união em cartório de Vilhena (RO).
Casal Vânia e Luiz de mãos dadas em casamento — Foto: Rede Amazônica/Ricardo Araújo
Vânia Basílio Rocha, de 21 anos, casou-se na tarde desta quarta-feira (16) em Vilhena (RO), a 700 quilômetros de Porto Velho. A jovem é condenada por matar o ex-namorado a facadas, durante o ato sexual, em dezembro de 2015. Já o marido dela cumpre pena por assalto. O casal recebeu autorização da Justiça para oficializar a união em um cartório da cidade.
Vânia chegou ao cartório escoltada por agentes do presídio feminino. Ela não usou um vestido branco e manteve o tradicional uniforme prisional para dizer "sim" ao noivo.
Já o noivo Luiz Fernando dos Santos, de 31 anos, estava acompanhado de militares do Corpo de Bombeiros, onde cumpre pena. A imprensa não foi autorizada a fazer registros dentro do cartório.
Na cerimônia, Vânia e Luiz trocaram alianças e deram um beijo para selar a união estável.

Após o casamento, Vânia retornou para a unidade prisional e Luiz Fernando para o batalhão. Segundo a direção do presídio feminino, como o casamento aconteceu após a prisão deles, é necessário autorização judicial para que haja visitas entre eles.
Atualmente, o casal não dispõe dessa autorização e vai continuar se relacionando por cartas. Os presos não recebem nenhum benefício em virtude do casamento.
Relacionamento
Luiz Fernando conheceu Vânia no presídio feminino, onde funciona também a instalação de tornozeleira eletrônica. Ele estava na unidade para fazer manutenção no dispositivo. Na ocasião, a viu e se interessou por ela. Depois disso, ele enviou uma carta para um programa de rádio evangélico e ofereceu uma música à Vânia.
Após alguns dias, ela também enviou uma carta ao programa e ofereceu uma música a ele. Eles continuaram enviando cartas para a rádio e depois começaram a trocar correspondências diretamente, entregues por familiares ou amigos.
O noivado aconteceu no fim do ano passado, quando foram autorizados pela Justiça a se encontrarem no presídio feminino e conversaram pela primeira vez pessoalmente.
O G1 foi até o Corpo de Bombeiros, mas Luiz Fernando não quis dar entrevista.
Penas
Vânia foi condenada a 8 anos e 4 meses de prisão e cumpre pena no regime fechado. A defesa dela pediu progressão para o regime semiaberto, mas o pedido foi negado em primeira e segunda instância.
Segundo a direção do presídio feminino, Vânia continua com bom comportamento e trabalha e estuda dentro da unidade. A direção ainda ressaltou que a presa deve começar um tratamento psicológico nos próximos dias, custeado pela família, pois o tratamento prestado pelo estado já foi concedido.
O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) informou que Luiz Fernando tem várias condenações, que somam 36 anos e 4 meses. Um dos crimes cometidos por ele foi assalto. Ele cumpriu 13 anos e 10 meses de prisão e, atualmente, cumpre pena no regime fechado.
Em virtude do bom comportamento, Luiz Fernando recebeu autorização para trabalhar no Corpo de Bombeiros. Na corporação, ele exerce a função de cabeleireiro e também faz serviços gerais.
Crime de Vânia
Vania matou o ex a facadas durante o ato sexual, na casa dele, em dezembro de 2015. Na época, ela confessou o crime e disse: "queria matar alguém". Antes do assassinato, a jovem chegou a escrever um post no Facebook afirmando não ter sido uma má namorada.
Um laudo feito meses depois da prisão apontou que Vania é sociopata. No júri em que foi condenada, em setembro de 2016, a acusada fez cara de fúria ao ouvir a sentença. Em setembro de 2017, a jovem foi agredida por uma detenta e chegou a sair para registrar boletim de ocorrência.


Nenhum comentário :

Postar um comentário