sexta-feira, 16 de novembro de 2018

Uso de novas placas do Mercosul volta a ser autorizado


 Resultado de imagem para placas do Mercosul
O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, aceitou um pedido da União e permitiu o emplacamento de veículos em todo o país com o novo modelo do Mercosul, até o trânsito em julgado da ação civil pública que questiona a adoção das novas placas.
O ministro suspendeu a decisão liminar de uma desembargadora do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). A magistrada havia impedido o uso das novas placas sob o argumento de que antes seria preciso concluir o novo sistema eletrônico de informações. De acordo com a desembargadora, a mudança precipitada traria gastos aos contribuintes, sem a correspondente contrapartida do poder público em fornecer o sistema integrado de segurança.
Segundo o presidente do STJ, não há como deixar de reconhecer o potencial lesivo da liminar do TRF1, sendo evidentes os danos à economia pública que podem decorrer da paralisação do novo sistema de emplacamento.
Para Noronha, é evidente o avanço com o novo modelo em matéria de segurança pública, ao possibilitar a criação de um cadastro unificado de identificação de veículos, facilitando o intercâmbio on-line de informações. O ministro afirmou também ser inviável retornar ao estado prévio à implementação do sistema, em virtude dos investimentos e mudanças realizados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário