quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Mercado da Agricultura Familiar promove as potencialidades do Semiárido do Nordeste Brasileiro

 
Bolo de mandacaru, trufas com recheio de gogoia, cobertura de umbu. A diversidade da agricultura familiar, mais uma vez, mostra como é possível misturar alimentos naturais e transformá-los em deliciosos pratos únicos. Desta vez, sete produtores da Paraíba tiveram a oportunidade de apresentar os alimentos que representam a cultura da região durante o Mercado da Agricultura Familiar, em Cerro Corá (RN). 
O evento é uma ação promovida pelas metas do Projeto da Agricultura Familiar executado pelo Polo de Inovação do Campus João Pessoa do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), com apoio da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec). O objetivo da feira era dar continuidade às ações de fortalecimento da agricultura familiar e economia solidária, além de promover novas oportunidades de comercialização e divulgação dos produtos do setor.
Para a estudante de agroecologia, Elisiana Magaly, o projeto apresenta inúmeras vantagens, principalmente para que “alimentos naturais da Caatinga sejam inseridos na alimentação familiar e possam contribuir para a segurança alimentar da região.”
Com cerca de 10 mil habitantes, Cerro Corá se movimentou com a chegada dos expositores da feira. O evento contou com exposições temáticas, atrações culturais e oficinas de receitas com a Cozinha Show, — espaço onde chefs renomados, como Walter Dantas e Adriana Lucena, apresentaram receitas de suas autorias com a valorização de alimentos regionais da agricultura familiar.
“Este evento tem um gosto mais que especial, pois é a primeira vez que eu tenho a oportunidade de apresentar meu trabalho, a gastronomia da cidade de Cerro Corá, na minha cidade”, comentou emocionado o chef Walter Dantas.
A representante da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Jaqueline de Sousa, além de Raimundo Costa, secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Zeca Araújo, prefeito interino do município, Josy Batista e Girlene Formiga, da Coordenação do Projeto da Agricultura Familiar do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), também estiveram presentes no evento.
Segundo Raimundo Costa, a agricultura familiar brasileira tem um potencial muito grande, e por isso é tão importante. “Só aqui no Rio Grande do Norte nós somos algo em torno de 70 mil propriedades de agricultores familiares, com 70% dos alimentos que estão na mesa do brasileiro, e este evento vem potencializar e dar oportunidade aos agricultores de comercializarem seus produtos de forma direta com a população”, afirmou.

Nenhum comentário :

Postar um comentário