sábado, 3 de novembro de 2018

Judiciário potiguar participa de Audiência pública sobre autismo



O juiz Pedro Caldas, titular da 18ª Vara Cível de Natal, representou o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte em audiência pública que lançou a campanha intitulada “Autismo: Entenda o ritmo de cada um”. O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e debateu o tema com instituições e apoiadores da causa.
Para o magistrado, que também é pai de uma criança diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo, é importante dar visibilidade à causa. Pedro Caldas afirmou que a sociedade em geral costuma não enxergar o mundo dessas pessoas, e que é preciso entender que ser diferente não é necessariamente uma característica negativa.
O magistrado disse ainda que o esforço do TJRN em ofertar uma jurisdição mais humanizada deve ser reconhecido. Principalmente quando trata de questões que envolvem diretamente a qualidade de vida das pessoas e a dignidade humana. Para Caldas, o judiciário potiguar tem se esforçado em oferecer um atendimento mais humano, privilegiando pessoas e as reais necessidades delas, em detrimento dos números.

Segundo dados fornecidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), 30 anos atrás, o número de casos diagnosticados era de um a cada 200 crianças. Hoje, o índice dobrou e chega a um caso a cada 100 crianças. Diante desses números, a campanha tem como objetivo principal incentivar o diagnóstico precoce.



Nenhum comentário :

Postar um comentário