sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Disque Justiça realizou mais de 16 mil atendimentos ao público em 2018


Desde o mês de janeiro, o Disque Justiça já realizou 16.409 (dezesseis mil, quatrocentos e nove) atendimentos, ao público que busca a Justiça Estadual potiguar. O serviço, oferecido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, busca evitar o deslocamento desnecessário da população aos fóruns, respondendo dúvidas pelo telefone. A Central atende por meio do número 0800-280-0159, de segunda a sexta-feira, das oito horas da manhã às seis da tarde. A ligação é gratuita.
As informações fornecidas pelo Disque Justiça são relacionadas à tramitação de processos, localização e horários de funcionamento de unidades judiciárias. De cada dez chamadas, pelo menos oito buscam informações sobre processos. E mesmo que o interessado ligue em busca de outras informações, recebe a orientação sobre quais órgãos deve procurar para sanar suas dúvidas.
A Central de Atendimento ao Jurisdicionado, ou Disque Justiça, está localizada no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal, e conta com uma equipe composta por cinco atendentes.  O coordenador do serviço de atendimento, Marco Holder, ressaltou que um dos diferenciais do serviço é a linguagem utilizada para o esclarecimento das informações. A linguagem é trabalhada para evitar o uso desnecessário de termos técnicos, “procurando sempre facilitar o entendimento do cidadão.
Os resultados positivos do Disque Justiça refletem também na atuação dos advogados, com a diminuição no fluxo de pessoas que buscam informações junto às unidades judiciárias. Existem registros de pessoas que já utilizaram o serviço mais de 80 vezes, consequência da boa receptividade que esta ferramenta possui entre a população.
A criação do Disque Justiça foi também um dos compromissos assumidos pelo desembargador Expedito Ferreira, durante a gestão no biênio 2017 - 2018. O presidente da corte ressaltou que é compromisso do tribunal atender com qualidade o cidadão.


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