Desde o mês
de janeiro, o Disque Justiça já realizou 16.409 (dezesseis mil, quatrocentos e
nove) atendimentos, ao público que busca a Justiça Estadual potiguar. O
serviço, oferecido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, busca
evitar o deslocamento desnecessário da população aos fóruns, respondendo dúvidas
pelo telefone. A Central atende por meio do número 0800-280-0159, de segunda a
sexta-feira, das oito horas da manhã às seis da tarde. A ligação é gratuita.
As
informações fornecidas pelo Disque Justiça são relacionadas à tramitação de
processos, localização e horários de funcionamento de unidades judiciárias. De
cada dez chamadas, pelo menos oito buscam informações sobre processos. E mesmo
que o interessado ligue em busca de outras informações, recebe a orientação
sobre quais órgãos deve procurar para sanar suas dúvidas.
A Central de
Atendimento ao Jurisdicionado, ou Disque Justiça, está localizada no Fórum
Miguel Seabra Fagundes, em Natal, e conta com uma equipe composta por cinco
atendentes. O coordenador do serviço de atendimento, Marco Holder,
ressaltou que um dos diferenciais do serviço é a linguagem utilizada para o
esclarecimento das informações. A linguagem é trabalhada para evitar o uso
desnecessário de termos técnicos, “procurando sempre facilitar o entendimento
do cidadão.
Os
resultados positivos do Disque Justiça refletem também na atuação dos
advogados, com a diminuição no fluxo de pessoas que buscam informações junto às
unidades judiciárias. Existem registros de pessoas que já utilizaram o serviço
mais de 80 vezes, consequência da boa receptividade que esta ferramenta possui
entre a população.
A criação do
Disque Justiça foi também um dos compromissos assumidos pelo desembargador
Expedito Ferreira, durante a gestão no biênio 2017 - 2018. O presidente da
corte ressaltou que é compromisso do tribunal atender com qualidade o cidadão.
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